O SISTEMA POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATO
GROSSO (1998-2022): EFEITOS DA PANDEMIA E DA DIMENSÃO
TECNOLÓGICA NA (DES)APROPRIAÇÃO PELOS FORMADORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sistema Políticas Públicas de Formação Continuada; Pandemia; Tecnologias
Este é um trabalho de tese que aborda a dinâmica complexa do sistema políticas públicas de
formação continuada durante a pandemia, com enfoque na dimensão tecnológica. A pesquisa
pauta-se na abordagem dos Sistemas Dinâmicos Complexos, com o objetivo de compreender
como a tecnologia foi concebida no plano de formação da Secretaria de Estado de Educação de
Mato Grosso, considerando o subsistema formador de Língua Portuguesa dos
CEFAPROS/DREs-MT. Busca-se analisar as adaptações e a emergência de novos modelos e
funcionamentos institucionais do sistema, apresentando como fundamentação um quadro
teórico embasado em diversos autores da Educação e da Linguagem. Os dados foram coletados
a partir do método de pesquisa documental, para delinear a dinâmica da política de formação
mato-grossense ao longo de duas décadas representativas, que marcam as condições inicias de
criação dos CEFAPROS, em 1998, até a sua entropia e auto-organização das DRES, em 2022.
De forma integrada, para a geração de dados, também, foram aplicados questionários aos
formadores, utilizando o Google Forms. A análise dos dados, referenciada na Teoria
Fundamenta em Dados (TFD) permitiu o delineamento do perfil dos formadores e a
identificação das principais categorias e subcategorias, relacionadas à infraestrutura tecnológica
e organização pedagógica da formação continuada de professores mato-grossenses. Os
resultados indicam que o CEFAPRO apresenta estabilidade com falhas enquanto que a DRE
representa a auto-organização do sistema. A pandemia foi um ponto de mudança que
possibilitou a implementação do espectro político-ideológico neoliberal e capitalista, do qual
emerge a formação constituída na lógica da performatividade, que aproxima cada vez mais o
público do privado, sustentados por uma ordem econômica glocal, resultando em novos
comportamentos, que incluem a plataformização da formação continuada da ordem do
monitoramento e do controle.
neoliberal e capitalista, fazendo emergir novos comportamentos, dentre eles, o de plataformização da formação continuada.