A APLICABILIDADE DO MÉTODO ENUNCIATIVO DE LEITURA (MEL) NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MATO GROSSO – O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Ensino, Método Enunciativo de Leitura (MEL). História e Cultura Local.
Este trabalho, vinculado à área de Estudo de Processos Linguísticos, na linha de pesquisa Estudo dos Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Linha de Pesquisa Formação de Professores e Ação Docente do Programa de Mestrado em Gestão Planejamento e Ensino da UninCor, toma como proposta a aplicabilidade do Método Enunciativo de Leitura (MEL) nas Escolas Estaduais de Mato Grosso. A competência leitora, têm sido tema recorrente no processo de ensino aprendizagens das Escolas de Mato Grosso. Essa preocupação se deu devido os resultados apresentados pelos avaliadores externos - Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), que demonstraram em seus últimos relatórios, em 2018, dados estatísticos que evidenciam a falta de competência leitora dos discentes brasileiros da Educação Básica, onde revelam que a maior parte dos alunos brasileiros não desenvolve habilidades leitoras além do nível mais básico de compreensão. Os documentos que orientam o ensino no Brasil e no estado de Mato Grosso preconizam um ensino contextualizado, garantindo ao mesmo tempo a diversidade, a pluralidade e a individualidade dos educandos, entretanto, conforme revelam os índices apresentados os alunos apresentam um índice abaixo do rendimento, principalmente, no quesito proficiência em leitura. Apenas 2% dos estudantes no Brasil atingiram os níveis 5 e 6 de proficiência em leitura e demonstraram habilidades avançadas, tais como a capacidade de compreender textos longos, lidar com conceitos abstratos e contraintuitivos, e distinguir entre fatos e opiniões. Entendemos, que estes resultados ainda são insatisfatórios para se formar um cidadão atuante e participativo, de maneira que reflita acerca de sua condição humana em sociedade. Diante desse cenário, problematizamos: como resolver o analfabetismo funcional desses leitores? Considerando os procedimentos definidos pelo Método Enunciativo de Leitura (MEL), desenvolvido por Souza (2022), um método que atende ao que se determina na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fundamenta seus procedimentos de análise, interpretação e ensino de textos na Semântica do Acontecimento de Guimarães (2018), objetivamos aplicá-lo em uma Escola Estadual de Várzea Grande/MT e, mediante resultados obtidos, comprovar a sua eficácia ou não enquanto metodologia inovadora. Para tanto definimos como corpus o texto do site da prefeitura municipal de Várzea Grande e os textos garimpados, cuja temática seja a abordagem à Cultura e História Regional/Local dos estudantes. A abordagem de textos como objeto de estudo é uma prática comum em todas as escolas, pois ao contar essas histórias, sob uma perspectiva semântico-enunciativa, estamos conferindo significado à identidade dos cidadãos que residem no município de Mato Grosso. Dessa forma, o trabalho com textos em circulação assume um papel fundamental nesse contexto.