A dimensão tecnológica nas políticas públicas de formação continuada durante a pandemia: efeitos da (des)apropriação pelos professores formadores de Língua Portuguesa dos CEFAPROS/DRES-MT (2019-2022)
Sistema Formação Continuada; Tecnologias Digitais; Adaptação; Auto-organização; Pandemia
Esta tese integra os trabalhos da Linha de Pesquisa Estudo de Práticas Sociais da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso – PPGL/UNEMAT/Cáceres. Aborda como tema principal a dinâmica complexa das políticas públicas do sistema formação continuada do estado de Mato Grosso, com foco na dimensão tecnológica, durante a pandemia, sob a compreensão dos Sistemas Dinâmicos Complexos e Teoria Fundamentada em Dados. A pesquisa de caráter qualitativo interpretativista, método estudo de caso objetivou compreender como a tecnologia foi concebida, no período da pandemia, no plano de formação da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC-MT, a partir do papel institucional dos professores formadores de Língua Portuguesa dos CEFAPROS/COFOR-DREs-MT, para perceber as adaptações e a emergência de novos modelos e funcionamentos institucionais do sistema. Nesse processo, articulou-se o pensamento rizomático ao pensamento Complexo no delineamento dos padrões e do funcionamento do sistema, no percurso de 24 anos, desde a implantação dos CEFAPROS (1998), passando pelo período pandêmico até a instituição das DREs (2022). Para o estudo, constituiu-se um quadro teórico, baseado em diferentes autores do campo da Educação e da Linguagem: Morin (2008, 2011, 2020), Larsen Freeman e Cameron (2008); Larsen Freeman (1997, 2017); Paiva (2009); Silva (2003, 2008); Moita Lopes (2010). Glaser e Strauss (2016); Strauss e Corbin (1990); Deleuze e Guattari (1995); Buzato (2006, 2008, 2010); Massip-Bonet (2013); Gatti (2002) dentre outros. Na produção dos dados, utilizou-se questionários com perguntas fechadas, aplicados via Google Forms, aos formadores, em 2020, e, em 2022. No processo analítico, construiu-se o perfil dos professores formadores, de maneira a referenciar as categorizações que emergiram no processo de codificação aberta, axial e seletiva dos dados, em especial, dos formadores de Língua Portuguesa sobre a infraestrutura tecnológica e organização pedagógica da formação continuada mato-grossense, do período pandêmico até a auto-organização das DREs-MT. Na relação das principais categorias que emergiram dos dados com as questões problematizadoras levantadas na tese, constatou-se que o CEFAPRO era o estável, com falhas e a DRE a auto-organização do sistema. A pandemia não foi a condição inicial, mas um ponto de mudança de um padrão, um ponto em que o limiar foi ultrapassado, tornando possível a instauração definitiva e a implementação do espectro político-ideológico neoliberal e capitalista, fazendo emergir novos comportamentos, dentre eles, o de plataformização da formação continuada.