Banca de DEFESA: SIMONE CARVALHO MENDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE CARVALHO MENDES
DATA : 19/05/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

USOS LINGUÍSTICOS REGIONAIS EM LETRAS DE MÚSICAS CUIABANAS: UM OLHAR PELO PRISMA DA SOCIOLINGUÍSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística, Usos linguísticos, Músicas, Diversidade, Identidade.

 


PÁGINAS: 169
RESUMO:

Esta pesquisa é o resultado do estudo desenvolvido sob os aportes teóricos da Sociolinguística Laboviana, cuja linha de pesquisa vincula-se aos Estudos de Processos de Variação e Mudança do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em linguística da UNEMAT. Dos nossos objetivos, estava o de observarmos e analisarmos os usos linguísticos nas letras das músicas cuiabanas, cujos versos, ritmos e sons expressam a diversidade linguística e cultural local. Objetivamos também, identificar e interpretar as atitudes linguísticas dos compositores frente às variantes expressas nas composições, bem como a representação da identidade cuiabana por meio das variantes e descrições dos costumes locais. Considerando o variado repertório das composições que trazem os usos linguísticos como elementos identitários em suas letras, selecionamos como corpus de análise, seis canções, todas com características regionais, são elas: a) “Comida Cuiabana” (Dona Belinha), b) Comida cuiabana, homenagem para Cuiabá (Ana Rafaela, Cover), c) “Menina, vou te contar” (Vera e Zuleica), d) “A La cuiabana (Oxi)” (Vera e Zuleica), e) “Rap do Xô Dito para Cuiabá” (Thyago Mourão), f) “Não deixa morrer nosso linguajar” (Thyago Mourão). A hipótese inicial era de que as variantes e expressões lexicais representadas nas composições teriam por função nas músicas, designar o ser cuiabano por meio do “linguajar” característico da baixada cuiabana. Nesse sentido, os resultados apontam os usos fonético-fonológicos, como os traços caracterizadores e distintivos do falar cuiabano, desses constaram nas mencionadas composições a recorrência dos seguintes usos linguísticos, a saber: “a realização das africadas ʧ e ʤ”, “a apócope do l e do r em final de palavras”, “o alçamento da vogal central baixa [a] em ambiência nasal”, e “as formas tchô e tchá ou xô e xá”. Destacamos ainda que, apesar das composições apresentarem outras variedades linguísticas, optamos por analisar apenas as descritas, pois essas se sobressaíram nos mencionados arranjos. Sobre as atitudes linguísticas dos compositores frente ao falar regional, constatamos que a imersão das variantes linguísticas nas músicas não é aleatória ou apenas estilística, pois além de designar o ser cuiabano, mostra o posicionamento positivo dos compositores com relação a elas. Além disso, essas não são as únicas marcas que representam o cuiabano, já que constatamos nessas, variadas preponderâncias descricionais da diversidade gastronômica, dos hábitos dos nativos e suas vivências, do clima, dos instrumentos e ritmos próprios, dos léxicos com sentidos e significados regionais. Em suma, as seis músicas são representativas e evidenciam as especificidades da identidade cuiabana por diferentes ângulos, contribuindo para que ocorra a disseminação, a valorização e a preservação dela por meio da música. Neste sentido as composições em estudo podem ser consideradas como elo de disseminação e preservação do falar e da cultura regional. A Sociolinguística Laboviana fora de grande importância para o desenvolvimento desta pesquisa, pois forneceu-nos o suporte teórico e metodológico necessário para o desenvolvimento deste estudo. Neste sentido, dentre as fontes disponíveis, adotamos alguns estudos relevantes na/para a área, desses, podemos mencionar os de Labov (1972), Bright (1974), Fischer-Jonh (1974), Fischmam (1974), Lambert (1975), Tarallo (1997), Calvet (2002), dentre outros pesquisadores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 80737005 - JOCINEIDE MACEDO KARIM
Interno - 019.003.301-05 - ELISANDRA BENEDITA SZUBRIS - NÃO INFORMADO
Interno - 276.776.128-81 - MARCOS LUIZ CUMPRI - UNEMAT
Externo ao Programa - 274.900.761-53 - MANOEL MOURIVALDO SANTIAGO ALMEIDA - USP
Externo à Instituição - MARCELO JACO KRUG - UFFS
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 12:47
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