AS ATITUDES LINGUÍSTICAS DOS SEGUIDORES NA REDE SOCIAL INSTAGRAM COM A VARIAÇÃO LEXICAL NOS DICIONÁRIOS VIRTUAIS NORDESTINOS
Sociolinguística e estudos dialetais; Variação lexical; Dicionário digital; Atitudes; Instagram.
Esta tese está inscrita na linha de pesquisa “Estudo de Processos de Variação e Mudança” do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e tem como objetivo demonstrar a variação lexical que ocorre em determinadas categorias temáticas, constatadas em publicações da rede social digital Instagram. Assim, buscou-se, por meio da Sociolinguística e suas vertentes como, etnografia e psicologia social, compreender as atitudes dos seguidores dos chamados dicionários Alagoanês; dicionário Paraibano; dicionário Sergipanês; dicionário Baiano com as variantes lexicais publicadas. Para tanto, os estudos de Lambert (1966) e Moralez (1993) são de grande relevância para este estudo. Em consonância, os estudos dialetológicos e vocabulares regionais como: Doiron (2017), com o Atlas Linguístico de Alagoas (ALEAL); Santana (2017), com o vocabulário dialetal baiano Vol. I e II; Souza (2007), com o vocabulário obsceno Português; Aragão (1999) a onda de dicionários nordestinos; o dicionário etimológico de língua portuguesa (CUNHA, 2010) e o dicionário UNESP de português contemporâneo (BORBA, 2011). Todos esses estudos nos auxiliaram a verificar a veracidade e extensão das variantes lexicais selecionadas. Dessa forma, objetivamos também, demonstrar que esses perfis denominados de dicionários foram produzidos e publicados na rede social digital Instagram, por pessoas não especializadas. Contudo, como se trata de um campo de pesquisa relativamente novo para área da linguagem, foi necessário buscar uma metodologia específica, por isso para este estudo, utilizamos os métodos de observação e coleta de dado da Etnografia virtual. Assim, nos resultados desta pesquisa constatou-se o total de 25 variantes de ordem lexical, desse total algumas se repetem entre os perfis dos dicionários digitais. A partir desses resultados, os dados foram organizados e analisados em quatro categorias, a saber: 1) As partes do corpo humano: pênis/chibata; vagina/tabaca; clitóris/pinguelo; pernas finas/cambitos; pálpebras/capela; costa/cacunda; barriga/bucho; nariz/venta, pescoço/cangote; calcanhar/mocotó. 2) Sentimentos/emoções: rir/mangar; desconfiado/cabreiro; certeza/Iapois; legal/bala/massa; surpreso/oxe; 3) Vestuário: chinelo/alpargata/; chinelo/japonesa; tiara de cabelo/passadeira; casaco/capote; sutiã/corpete; grampo/misse. Constatou-se ainda a partir dos comentários deixados nas publicações analisadas, mais precisamente (26) comentários produtivos, as atitudes linguísticas dos seguidores dos perfis pesquisados para com a variação lexical. De modo essas analises aconteceram a partir de dois índices: índice cognoscitivo da atitude e índice afetivo da atitude. E, assim, constatamos majoritariamente atitudes positivas dos integrantes para com as variantes lexicais publicadas.