ATRAVESSAMENTO PANDÊMICO: PROCESSOS DISCURSIVOS SOBRE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO
Efeito de Sentido; Condições de Produção; Sujeito Político; Análise de Discurso; Investimento em tecnologia Digital em educação
A qualidade da educação brasileira e os investimentos realizados na educação são temas estabilizados que compõem quase todas as propagandas políticas partidárias em anos de eleição. O contexto provocado pela pandemia da Covid-19, por sua vez, atravessou os discursos institucionais obrigando as escolas a adaptarem suas rotinas para continuar os trabalhos diários. Esta dissertação se inscreve na linha de pesquisa “Estudos de Processos Discursivos” do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e se ancora numa reflexão acerca de enunciados que dão visibilidade a investimentos em tecnologia digitais na educação durante a pandemia de covid-19, ao qual, nos proporcionou experiências sociais como o distanciamento, o ensino remoto, o ensino híbrido, etc... Por meio da pesquisa e com base na teoria, analisamos, em enunciados publicados nas páginas oficiais do Governo do estado de Mato Grosso, os Efeitos de Sentido, os processos de reformulação, as rupturas, as falhas e os silenciamentos presentes nesses discursos. Para tanto, tomamos como base os estudos linguísticos da Análise de Discursos de orientação francesa, considerando, sobretudo, os autores: Michel Pêcheux e Eni Orlandi. A pesquisa teve cunho qualitativo e caminhou pela definição das bases da pesquisa; reformulação do projeto; revisão bibliográfica; e a seleção/recorte e análise do corpus discursivo. Estruturalmente, além dos elementos pré e pós textuais, da introdução e considerações finais, este trabalho organiza-se em mais três capítulos: o primeiro resgata trechos da história das tecnologias digitais na educação nacional e faz um resumo cronológico dos principais textos oficiais publicados com a finalidade de organizar as ações da sociedade no contexto da pandemia, o segundo é uma breve revisão dos conceitos da Análise de Discurso que foram utilizados nas análises e o último trata da análise do corpus discursivo que possibilitou-nos responder a questão problema mobilizada pela pesquisa; quais efeitos de sentido são provocados pelo discurso institucional do Governo do Estado de Mato Grosso quando se refere a investimento em tecnologias digitais para a educação estadual no contexto da pandemia de covid-19? Com isso analisamos os recursos linguísticos empregados na materialidade dos discursos do corpus escolhido, refletindo sobre os Efeitos de Sentido, Acontecimento discursivo, Memória Discursiva, as Condições de Produção, o conceito de Sujeito e Ideologia, e as falhas que movimentam os sentidos para a construção de outros significados.