DISCURSO POLÍTICO E INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO: OS PROCESSOS DISCURSIVOS ENUNCIADOS SOBRE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO NO MATO GROSSO
Efeito de Sentido; Sujeito Político; Análise de Discurso; Investimento em tecnologia em educação.
A qualidade da educação brasileira e os investimentos realizados nesse setor são temas recorrentes nas mídias, principalmente em anos de eleição. A pandemia da Covid-19, por sua vez, forçou instituições de ensino do mundo inteiro a adaptarem suas rotinas para dar continuidade aos trabalhos diários e o mantenedor desses serviços, teve que repensar os modelos de investimento para a nova realidade. Nosso objetivo ancora numa reflexão acerca de enunciados que publicitam investimentos em educação durante a citada pandemia, ensino remoto, ensino híbrido e no pós pandemia. Analisamos em enunciados publicados nas páginas oficiais do Governo do estado de Mato Grosso, considerando os Efeitos de Sentido, os processos de reformulação, as rupturas e os silenciamentos presentes nesses discursos. Para tanto, tomaremos como base os estudos linguísticos da Análise de Discursos de orientação francesa, considerando, sobretudo, os autores: Michel Pêucheux e Eni Orlandi. A pesquisa teve cunho qualitativo e caminhou entre: a definição das bases da pesquisa; revisão bibliográfica; e a seleção e análise do corpus discursivo. Ao final respondemos à questão problema: Quais efeitos de sentido são provocados pelos discursos do ''Governo do Estado de Mato Grosso” quando se refere a investimento em tecnologias digitais na educação estadual? Investigamos os recursos linguísticos empregados na materialidade dos discursos do corpus escolhido, refletindo sobre a ótica dos conceitos: Efeitos de sentido, Acontecimento discursivo, Memória Discursiva, as Condições de Produção, o conceito de Sujeito e Ideologia, na construção de novos significados, entre outros.