Experiências de professores de língua inglesa em contexto de ensino remoto emergencial: resiliência docente e letramento digital
Professores de inglês; Resiliência docente; Letramento digital.
Este estudo tem como principal objetivo investigar qual a relação entre letramento digital e resiliência docente de professores de língua inglesa da rede pública estadual do mato grosso do ensino básico em contexto de ensino remoto emergencial (ERE). Para tanto, ancoro-me nos estudos de letramentos (KLEIMAN, 1995-2008; MOLLICA,2007; ROJO, 2009; SOARES, 2009; STREET, 2007-2014) e letramentos digitas (BARTON; LEE, 2015; BUZATO, 2006; COSCARELLI, 2012; DUDENEY; HOCLY; PEGRUM, 2016; LEFFA, 2006; PAIVA, 2019; RIBEIRO, 2009; ROJO, 2009). Recorro também às considerações sobre o ERE postuladas por autores que exploram o tema (COSCARELLI, 2020; JUNQUEIRA, 2020; PAIVA, 2019; RODRIGUES, 2020; ROJO, 2020). Por fim, apresento estudos de resiliência e resiliência docente que sustentam esta investigação (GU; DAY, 2007-2013; JAMES; BRANDÃO, 2019; MANSFIELD et al., 2012). Esses estudos tratam a resiliência docente a partir das complexidades que a subjaz, ou seja, a resiliência é entendida enquanto um processo complexo, dinâmico, idiossincrático, contextual e cíclico, isto é, para além de uma qualidade inata ou competência. Esta investigação assenta-se na dinâmica da pesquisa narrativa (LIEBLICH; TUVAL-MASHIACH; ZILBER, 1998). O corpus que constitui a investigação (as narrativas das professoras participantes) colabora para a construção de sentidos dos resultados dessa pesquisa, bem como para dar voz aos sujeitos participantes, uma vez que a pesquisa narrativa não busca apresentar uma verdade absoluta, mas sim uma forma de pensar sobre a experiência a partir do ato de contar (BARCELOS, 2006-2020; MELLO, 2020; PAIVA; 2019, TELLES, 2002).