Histórias de vivenciar o estágio de inglês no formato remoto: implicações para a construção da identidade docente
Pesquisa narrativa. Estágio de inglês remoto. Identidade docente
Este trabalho tem como objetivo analisar as histórias de estagiar a língua inglesa no formato remoto vivenciadas por seis acadêmicos do curso de Letras de uma instituição do estado de Mato Grosso entre 2020 e 2021. As narrativas foram coletadas através de entrevistas com o propósito de entender (1) como se deu a experiência de cursar o estágio de inglês no formato remoto e (2) quais foram as implicações dessa experiência na construção da identidade docente de professores de inglês em formação. O aporte teórico envolve conceitos de identidade (SILVA, 2003), identidade docente e identidade profissional (SILVA, 2003; PIMENTA, 1999), e considerações sobre estágio docente no curso de Letras (PIMENTA; LIMA, 2006) e ensino remoto emergencial (CARVALHO et al., 2022). A fase de estágio é importante e decisiva para a formação docente. Valendo-se da pesquisa com narrativas (BARCELOS, 2020) e da perspectiva de análise holística com foco no conteúdo (LIEBLICH et al., 1998), busco dar voz aos acadêmicos de Letras que vivenciaram esse momento de forma tão atípica e, assim, refletir sobre os desafios enfrentados e seu impacto na constituição identitária do professor de inglês. A análise das narrativas dos acadêmicos aponta para o papel do estágio na identificação com a docência, bem como para desafios e frustações vivenciados ao longo da experiência de cursar a disciplina em seu formato remoto.