O DISCURSO DAS ELEIÇÕES DE 2018 NAS REDES SOCIAIS: SENTIDO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA NA VOZ DO SUJEITO
Análise de Discurso, Acontecimento Discursivo, Memória, Redes sociais.
Este estudo se inscreve na linha de pesquisa Estudos de Processos Discursivos pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) na Universidade do Estado de Mato - UNEMAT, filia-se à Análise de Discurso materialista francesa constituído por M. Pêcheux; e tem como objetivo compreender os efeitos de sentido do enunciado “ele não” em circulação nas redes sociais. Assim sendo, para esse processo, queremos compreender o funcionamento dos efeitos de sentido entre os interlocutores, diante das posições ideológicas no período das eleições de 2018, constituído no/pelo contexto sócio-histórico, tomado pela exterioridade da língua(gem) na produção de significados para o sujeito. Os gestos de leitura do enunciado “ele não” para Bolsonaro produziram outros dizeres e outros sentidos; tais questões discursivas nos possibilitaram analisar como o sujeito significa e ressignifica diante das condições de produção, atravessada pela rede discursiva. Interessa-nos compreender o enunciado “ele não” como acontecimento discursivo, produzindo diferentes dizeres em circulação nas mídias; com isso, queremos ver o discurso de Bolsonaro, que se inscreve em uma memória discursiva, configurando possiblidade de retorno de dizeres/sentidos. Para tanto, organizamos o corpus em materialidades extraídas de jornais digitais que põem em circulação os enunciados de Bolsonaro. Assim, mostramos o deslocamento/deslizamento que o enunciado “ele não” sofre dentro de uma formação discursiva: o enunciado ‘ele sim” para Bolsonaro decorre do funcionamento de substituição de sentido/efeito metafórico, que tem sua entrada pela linguagem, sendo constitutiva em sua ambiguidade em um determinado contexto sócio-histórico, sobretudo, dar possibilidade para que o sentido se desloque/deslize pelo processo de substituição/transferência de sentidos. Nossas análises distinguem as posições ideológicas do sujeito que enuncia “ele não”, da posição do sujeito Bolsonaro; logo, a produção de significados é constituída pelo processo ideológico/identificação entre os sujeito-interlocutores em circulação nas redes sociais.