Haitianos em Cáceres-MT: um estudo de caso sobre a aprendizagem do português como língua de acolhimento na perspectiva dos sistemas dinâmicos complexos
Português como Língua de Acolhimento. Dinâmicas de Aprendizagem de PLAc e Tecnologias Digitais. Sistemas Dinâmicos Complexos
Esta pesquisa tem como proposta analisar, pelo viés da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (HOLLAND, 1995; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; PAIVA, 2011; MORIN, 2013; LARSEN-FREEMAN, 2017), as dinâmicas do processo de aprendizagem do português como língua de acolhimento (PLAC) em num contexto de imersão vivenciado por quatro haitianos, na fronteira Brasil-Bolívia, no município de Cáceres – MT. O interesse para desenvolver esse estudo surgiu em decorrênciadiante da complexidade que envolve a aprendizagem do português como língua de acolhimento no contexto de imersão e frequentemente mediado pelas tecnologias digitais. Nesse sentido, é importante investigar a aprendizagem da língua adicional como forma de interação social e acolhimento, assim como alguns outros aspectos envolvidos no processo de aprendizagem do português para os haitianos pesquisados como uma maneira de mostrar as dificuldades desses sujeitos quando buscam a proteção e a garantia de diversos direitos humanos universais, relacionados à liberdade, à participação e à justiça social. Na contemporaneidade, a pesquisa relacionada à aprendizagem da língua portuguesa como língua adicional insere a UNEMAT e o espaço fronteiriço de Mato Grosso entre pesquisadores que buscam compreender em que medida a aprendizagem, na perspectiva de Português Língua de Acolhimento (PLAc), funciona para pessoas que tiveram que deixar seu pais de origem, para vivenciar uma diversidade de experiências no Brasil. Para realizar esse estudo de caso, qualitativo, de cunho interpretativista, os instrumentos de coleta foram entrevistas e questionários no Google Forms com os quatro haitianos, professores e empregadores deles, bem como observação durante as aulas de PPE (Português para Estrangeiros), na UNEMAT, aulas teóricas e práticas no CEJA e no SENAI. Na análise, registro como as dinâmicas de aprendizagem ocorrem nas diversas esferas nas quais os quatro haitianos convivem com brasileiros e com outros estrangeiros, constatando que existe uma emergência de proposições ressignificadas de ensino de português para estrangeiros, que possibilitem as condições para a efetivação de práticas de aprendizagem que contribuam para a competência linguística e cidadania do aprendiz estrangeiro. A partir dessas discussões, aponto que o acolhimento linguístico e humanitário são fatores primordiais no contexto do sistema complexo de aprendizagem de línguas pesquisado, pois a auto-organização e adaptação ocorre, apesar da ausência, em Cáceres-MT, de políticas públicas voltadas para questões resultantes de processos migratórios e focadas na garantia dos direitos humanos e na maximização dos benefícios fundamentais para esses haitianos.