DISCURSIVIDADES SOBRE OS NEGROS NOS MEIOS PUBLICITÁRIOS: DIVISÃO DOS SUJEITOS E DOS SENTIDOS
Análise de Discurso; Discurso Publicitário; Racismo; Estereótipo.
Este trabalho de tese, que se inscreve na linha de pesquisa de Estudo de Processos Discursivos, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística da UNEMAT, tem por objetivo analisar, pela perspectiva teórica da Análise de Discurso materialista, os sentidos produzidos para os negros no/pelo discurso publicitário contemporâneo, a partir de propagandas e peças publicitárias interpretadas como racistas, que tiveram circulação nas mídias digitais: site e blogs de notícias, redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e plataformas de vídeos como YouTube. Primeiramente, fizemos um percurso pelas condições de produção históricas da institucionalização da publicidade e da propaganda no Brasil, buscando compreender o processo de constituição de sentidos para o negro no espaço publicitário. Em um segundo momento, propomos um dispositivo analítico que nos permita pensar o funcionamento discursivo da estereotipia, para compreender não só sua circulação, mas sua constituição histórico-ideológica, pensando no modo como língua, sujeito e história se articulam na produção da estabilização dos sentidos sobre os negros. Essa reflexão se faz necessária, por entendermos que muitos sentidos produzidos para o negro nos recortes analisados, se dão por meio de estereótipos. Em seguida, a partir dos gestos de interpretação que dão visibilidade aos efeitos de sentidos de racismo no discurso publicitário, analisamos o modo como língua, sujeito e história se articulam na produção de sentidos sobre o negro nas peças publicitárias e nas propagandas que compõem nosso corpus. Analisamos, também, o funcionamento das formações imaginárias que produzem o efeito de intencionalidade dos sujeitos e sustentam a ilusão de controle dos sentidos por parte do enunciador, a partir dos textos formulados pelas empresas, marcas e instituições, como pedidos de desculpas, retratação, justificativa pelas acusações de racismo. Os gestos de análises que realizamos sobre os sentidos que estão sendo produzidos para o negro pelo discurso publicitário, em condições de produção atuais, nos mostraram que há nos materiais analisados, efeitos de sentidos de racismo que se atualizam a partir de uma memória de país escravocrata, constituído histórico-ideologicamente como racista, que reforça a divisão entre os sujeitos e os sentidos.