AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DA FORMAÇÃO DO CURSO DE LETRAS E A RELAÇÃO COM O ENSINO DA ESCRITA
Curso de Letras. Formação. Escrita. Texto.
Esta tese está escrita nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa articulada à História das Ideias Linguísticas e tem por objetivo compreender as condições de produção dos Cursos de Letras e a relação com o ensino da escrita, observando como essa formação é textualizada nos Projetos Pedagógicos dos cursos. Quatro questões nortearam este trabalho, a saber: Os cursos de Letras oferecem condições para o futuro professor trabalhar a escrita na Educação Básica? Como as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs são textualizadas nos currículos? Quantas disciplinas e quais delas se dedicam à questão da escrita? Como se apresentam na relação com o ensino? Para tanto, o recorte analítico incide sobre as ementas e referências bibliográficas de algumas disciplinas de seis cursos de Letras tanto de Universidades Estaduais quanto Federais representativas de todas as regiões brasileiras, compreendo-as como discursos que produzem sentidos sobre o ensino de língua, em especial, sobre o modo de conceber a escrita e seu ensino. Assim, o modo de organização dos cursos, materializados nos PPCs são considerados como parte das condições de produção para o ensino da escrita, compreendendo que a formação do professor reflete na maneira como este conduzirá, na escola, o trabalho com a escrita.