HAITIANOS REFUGIADOS EM CÁCERES, NA FRONTEIRA BRASIL BOLÍVIA - MT: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS
Português para haitianos refugiados. Dinâmicas de Aprendizagem de PLAc e Tecnologias Digitais. Sistemas Dinâmicos Complexos.
Esta pesquisa tem como proposta analisar, pelo viés da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (HOLLAND, 1995; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; PAIVA, 2011; MORIN, 2013; LARSEN-FREEMAN, 2017), as dinâmicas do processo do português como aprendizagem da língua adicional (LA) num contexto de imersão vivenciado por um grupo de quatro haitianos, na fronteira Brasil-Bolívia, no município de Cáceres – MT. O interesse para desenvolver esse estudo surgiu diante da complexidade que envolve a aprendizagem do português como língua adicional no contexto de imersão e atravessado pela tecnologia. Nesse sentido, é importante problematizar as questões envolvidas no processo de aprendizagem do português para os haitianos pesquisados para que possam alcançar um status de cidadão apto para conviver e trabalhar com a complexidade do cotidiano. Na contemporaneidade, a pesquisa relacionada à aprendizagem de língua adicional num contexto de refúgio insere a UNEMAT e o espaço fronteiriço de Mato Grosso entre as principais preocupações dos estudiosos, que buscam compreender em que medida a aprendizagem da língua adicional funciona para pessoas que tiveram que deixar sua língua e cultura para vivenciar uma diversidade de experiências na perspectiva de Português Língua de Acolhimento (PLAc) no Brasil. O uso dessa terminologia tem como objetivo evidenciar esse contexto de ensino, pesquisa e extensão, buscando fomentar o interesse por esse campo, bem como pela sua institucionalização, ainda bastante incipiente no país. Para realizar esse estudo de caso, qualitativo, de cunho interpretativista, os instrumentos de coleta foram enrevistas e questionários no Google Forms com os quatro haitianos, professores e empregadores deles, bem como observação durante as aulas de PPE (Português para Estrangeiros), na UNEMAT, aulas teóricas e práticas no CEJA e no SENAI. Na análise, registro como as dinâmicas de aprendizagem ocorrem nas diversas esferas nas quais os quatro haitianos convivem com brasileiros e com outros estrangeiros, constatando que existe uma emergência de proposições ressignificadas de ensino de português para estrangeiros, que possibilitem as condições para a efetivação de práticas de aprendizagem que contribuam para a competência linguística e cidadania do aprendiz estrangeiro. A partir dessas discussões, aponto que o acolhimento linguístico e humanitário são fatores primordiais no contexto do sistema complexo de aprendizagem de línguas pesquisado, pois a auto-organização e adaptação ocorre, apesar da ausência de políticas públicas na complexidade da sociedade contemporânea.