PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES BOLIVIANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES- MT
Bolivianos, Língua Portuguesa, Ensino e aprendizagem, PLAc- Português Língua de Acolhimento
Cáceres- MT possui a característica de receber muitos imigrantes, pois faz fronteira com a Bolívia. É comum que bolivianos, principalmente da cidade de San Matias, imigrem para o Brasil para buscarem melhores condições de vida, tendo em vista que, por conta da fronteira e de acordos políticos, existe uma grande demanda de comércio entre os países. Como consequência dessa realidade, muitos bolivianos fazem morada na cidade de Cáceres juntamente com seus familiares. Dessa forma, crianças bolivianas são matriculadas em escolas públicas e passam a frequentar as aulas. Este fator não é restrito a crianças, muitos bolivianos adultos também são matriculados nas escolas na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Pensando nesta realidade, esta pesquisa tem como objetivo analisar práticas de ensino de Língua Portuguesa para alunos imigrantes bolivianos nas escolas públicas de Cáceres- MT. Este estudo parte da primícia de que é possível que alunos imigrantes possuam diferentes níveis de conhecimento do português, o que pode atrapalha-los em sua formação escolar. Consideramos, também, as possíveis dificuldades encontradas pelos profissionais que atendem a este público, levando em conta desde a formação até as metodologias e abordagens utilizadas pelos tais para atender a demanda formativa destes alunos. Para que este trabalho pudesse ser desenvolvido, tomamos como corpus analítico relatos de professores e pedagogos que tiveram experiências com o ensino de Língua Portuguesa para alunos bolivianos. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário. Essa pesquisa utiliza das proposições teóricas de PLAc- Português como Língua de Acolhimento, discutida no Brasil, principalmente, por Barbosa e São Bernardo (2018), juntamente com a concepção dialógica da língua(gem), teoria oriunda do Círculo de Bakhtin. Trata-se, então, de um estudo de caso que nos permitiu realizar análises e reflexões que demonstraram o status quo das práticas de ensino de Língua Portuguesa para alunos imigrantes bolivianos inseridos no contexto escolar público da cidade de Cáceres-MT.