A AUTORIA EM FANFICTIONS: Formulação e Circulação de saberes sobre a Língua no Digital
Análise de Discurso; Fanfiction; Autoria; Escrita; Língua
Este trabalho de tese está inscrito na linha de pesquisa Estudo de Processos Discursivos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística da UNEMAT, e tem por objetivo compreender o funcionamento da escrita do ponto de vista da autoria no site brasileiro Nyah!Fanfiction. Nos filiamos teoricamente a Análise de Discurso materialista e a História das Ideias Linguísticas – HIL para desenvolvermos nossas análises e reflexões sobre o objeto discursivo deste trabalho, a saber, as fanfictions. O termo fanfiction ou fanfic (ou apenas fic), surge da junção das palavras no Inglês fan e fiction, isto é, ficção de fã e derivam de textos da literatura, livros de Best Sellers, filmes, mangás, músicas ou músicos etc. e, apresentam novas versões ou continuidade de um produto desejado pelo fã, utilizando os mesmos personagens ou acrescentando outros, bem como, as alterações no enredo. As fanfictions são construções narrativas baseadas em outros textos e se marcam pela intertextualidade em sua escrita. A intertextualidade na perspectiva do discurso refere-se à relação de sentidos, ou seja, todo discurso se relaciona com outros “um dizer tem relação com outros dizeres realizados, imaginados ou possíveis”. (ORLANDI, 2009, p. 39). Assim, não há discurso fechado em si, e as fanfictions se estabelecem por discursos prévios, relação e interação com outras produções cânones. Desse modo, ao longo de nosso trabalho, compreenderemos o funcionamento do processo de autoria do sujeito-ficwriter, perpassaremos sobre as discursividades do sujeito leitor/revisor na posição-sujeito beta reader e o por último analisaremos como o ensino de Língua Portuguesa é compreendido na seção Aulas de Português do site Nyah!Fanfiction.