CORREDOR BIOCEÂNICO UNIVERSITÁRIO: CONSTITUIÇÃO, FORMULAÇÃO E CIRCULAÇÃO DO DISCURSO INTEGRAÇÃO E MOBILIDADE ACADÊMICA
Análise de Discurso; Corredor Bioceânico Universitário; RILA; UniRILA.
Nesta tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística, articulada em sua linha de pesquisa Estudo de Processos de Significação pela área de concentração Estudo de Processos Linguísticos, investigamos a hipótese de constituição, formulação e circulação de um discurso novo, no entremeio de dois outros. O primeiro, sobre a Rota de Integração Latino-Americana (RILA); o segundo, sobre a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRILA). Nas ‘estradas’ desta rota discursiva, observamos o jogo entre paráfrase e polissemia, nele o processo de significação e ressignificação para um outro discurso. Selecionamos como corpus arquivos-notícias sobre Corredor Bioceânico Rodoviário, disponíveis em um site oficial da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Considerando, fundamentalmente, a relação dessa posição-sujeito com o processo discursivo em um contexto de entremeio, porquanto a discursivização de uma alternativa rodoviária Leste-Oeste/Atlântico-Pacífico, para a ligação da costa do Brasil com a costa do Chile, ou do Peru. Em nosso percurso, analisamos as relações identitárias conflituosas entre os termos corredor, rota e rede, significados por diversos sentidos, embora seus efeitos apontem para uma mesma direção: o Oeste. Elaborarmos definições conceituais visando apontarmos convergências necessárias entre significações, sentidos e efeitos de sentido, que possam promover uma distinção inequívoca entre os discursos de/sobre corredor bioceânico; de/sobre rota de integração; de/sobre rede universitária. Refletimos detidamente sobre a sutileza de gestos de interpretação de aliados discursivos eventuais – UEMS e Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Mato Grosso do Sul (SETLOG/MS) -, parceiros público-privados motivados por interesses institucionais diversos. Como resultado, os processos discursivos das Redes Universitárias da Instituição de Ensino Superior UEMS movimentarem-se em direção de outras IES, através de um corredor científico-acadêmico, partindo do Brasil pelo Estado de Mato Grosso do Sul, ampliando suas redes de costa a costa da América do Sul, ambicionando a abertura de portas para IES de todos os continentes, dessa forma, delimitamos as marcas linguísticas de um novo discurso, que nomeamos Corredor Bioceânico Universitário.