O QUE DIZEM SOBRE AS MULHERES? O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DA METÁFORA E DA METONÍMIA
Discurso. Mulher. Efeitos metafóricos e metonímicos. Violência. Objetificação sexual
Este trabalho se inscreve na linha de pesquisa Estudos dos Processos Discursivos e tem como objetivo descrever e analisar o funcionamento discursivo da metáfora e da metonímia em enunciados sobre a mulher, configurados a partir de formulações imaginariamente risíveis. As formulações selecionadas circularam em para-choques de caminhões, expostas em bares e restaurantes à beira de estradas, veículos e transportes de trabalhadores braçais, internet e outros, se apresentando como ditos engraçados, por, imaginariamente, provocarem o riso. Selecionamos os seguintes recortes discursivos para a análise: “Mulher é igual a pênalti mal batido: um chuta, outro pega.” “Mulher é igual macarrão, agente enrola, enrola e come.” (sic). “Mulher é igual caminhão só funciona com homem em cima.” “Mulher é como CD, por causa de uma parte boa a gente tem que ficar com o resto”. “Mulher é como pernilongo. Só sossega com um tapa”. “Mulher é como vinho: Tem que manter na horizontal, no escuro e com rolha na boca”. “Prima é igual pizza fria: dizem que faz mal, mas mesmo assim a gente come.” “Lenha verde e mulher véia, chora, mas pega fogo”. (sic). "Solteira sim, sozinha nunca". Tradução: Todos me comem, mas ninguém me assume". “Passado de mulher e cozinha de restaurante, quem conhece, não come”. “A mulher e a cereja: para seu mal se enfeita”. (sic). “A mulher e a mula, o pau as cura”. (sic). Mobilizamos as noções de condições de produção, memória discursiva, efeitos de sentido, metáfora e metonímia, pré-construído como alguns conceitos do aporte teórico-analítico. A análise permitiu compreender que os enunciados, quando postos em relação a outros dizeres sobre a mulher na/da história, mostram a força dos pré-construídos na constituição metafórica produzida, ou seja, há algo de um já-dito que persiste nesse processo para que haja transferência, deslizamento de sentidos. Na tensão entre as formulações risíveis e a repetição de sentidos de violência, os efeitos metafórico-metonímicos produzidos dão visibilidade a sentidos pejorativos e misóginos sobre as mulheres, especialmente em relação à sexualidade, mostrando, assim, a constituição de um discurso de objetificação sexual para a mulher, sob a graça que, imaginariamente, parece ser produzida nesses enunciados.