A CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS E DO SUJEITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LÍNGUA PORTUGUESA E MERCADO
EJA, Discurso, Língua Portuguesa, Mercado de Trabalho.
O trabalho, se inscreve na linha de pesquisa Estudos de Processos Discursivos, do Programa de Mestrado em Linguística da UNEMAT, e busca compreender, pelos fios do discurso instaurados pelas políticas públicas de ensino, os sentidos constituídos sobre a educação de jovens e adultos no seu processo de significação especialmente no que diz respeito ao ensino da língua portuguesa na relação com a preparação para o mercado de trabalho. Ao historicizarmos este percurso percebemos que muitas vezes se concebeu essas políticas na forma de, inaugurações de campanhas, decretos e políticas que foram surgindo para regulamentar a educação da EJA. Para tanto, tomamos as políticas de língua, refletindo o modo como os documentos dão visibilidade à memória discursiva que legitimam as práticas linguísticas na Escola, em especial, o ensino da língua portuguesa pautado no programa do livro didático para esse nível de ensino. Nesse contexto, tocamos os processos de constituição e a formação desse sujeito aluno, pensando a relação da língua com a preparação para o mercado de trabalho, o que nos possibilitou compreender em que base teórica a concepção tanto de língua quanto de ensino e mercado de trabalho estão assentadas. Na perspectiva discursiva, propor a reconstrução da história significa estabelecer relação com a leitura de arquivo, historicizando a própria história. Pela leitura de arquivos podemos compreender as políticas linguísticas do Estado dando visibilidade a uma memória de escrita que se movimenta e se estabiliza num jogo de dizeres que se repetem e se (re)atualizam numa relação entre língua, sujeito e discurso. Desta maneira, pelo conceito de memória discursiva proposto pela teoria do discurso, pode-se compreender o modo como esses documentos legitimam a criação das políticas e da EJA e constituem seus sujeitos que se significam na sua relação com a língua e a escrita, produzindo como efeito uma identificando como cidadão, sujeito escolarizado e capacitado para o mercado de trabalho.