CEFAPRO E SUAS AÇÕES METODOLÓGICAS: UM CENÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO DISCURSO PEDAGÓGICO
1. Análise de Discurso; 2. Discurso Pedagógico; 3. Língua; 4. Linguagem; 5. Ensino de leitura e 6. Sujeito-professor
Esta dissertação tem como objetivo compreender os modos pelos quais, no/pelo ensino da língua, vêm se produzindo sentidos sobre a leitura, bem como se instituindo a posição sujeito professor nos projetos do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da educação Básica (Cefapro), em análise, sobre a atuação do professor em sala de aula. Estabelecemos como pergunta central de nossa pesquisa compreender De que modo os projetos de Formação continuada (Cefapro) significam a posição sujeito professor na relação com o ensino de leitura? E, de que modo, essa relação passa/tem a ver com o ensino de língua? A pesquisa aqui apresentada consiste na análise dos projetos de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa, produzidos por professores formadores de Língua Portuguesa do Cefapro, nos anos de 2017 e 2018, subsidiada pelos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos da Análise de Discurso, de linha francesa. Trata-se de uma teoria que tem como objeto o discurso, definido por Orlandi (2000), como a palavra em movimento, uma prática de linguagem, em que a língua, enquanto trabalho simbólico, produz sentido.