ENTRE ADAPTAÇÕES E COMPLEXIDADES: O PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT
Complexidade; Educação do Campo; Língua Estrangeira; Tecnologias Digitais
Esta pesquisa teve como proposta investigar e analisar em que medida as tecnologias digitais são incorporadas nas práticas de ensino de professores de Língua Estrangeira, em uma escola do campo no município de Cáceres MT. O estudo foi amparado pela Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos que nos proporcionou uma visão global do funcionamento dinâmico entre as partes e o todo sistêmico da Escola Estadual 12 de Outubro. A análise dos dados revelou que o não uso dos recursos digitais não são justificados apenas por relações de causa-efeito, mas sim, por fatores externos e internos que complexificam as práticas de ensino mediadas pelos recursos tecnológicos digitais da escola estudada. A análise revelou que os professores não conhecem o perfil dos seus alunos, uma vez que desconhecem que a grande maioria possui telefone celular e acesso à internet em suas residências (fazendas, comunidades, assentamentos). Além disso, os dados apontaram ainda que a concepção de Tecnologias Digitais dos professores está estreitamente relacionada ao acesso à internet. Ou seja, para esses professores as possibilidades de apropriação das tecnologias digitais não fazem nenhum sentido se estiverem desconectadas da internet. Esse entendimento aponta um desalinhamento desses professores com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orienta as práticas contemporânea de ensino e de aprendizagem no Brasil.