FORMAÇÃO NO PROGRAMA INTERNACIONAL DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES
Professores aprendizes. Formação do professor de inglês. PDPI.
Para construir nossa identidade como professores de língua inglesa, enfrentamos o desafio de
‘dominar’ uma língua que não é nossa e que está em constante transformação nos diversos lugares
onde é falada; ensinar uma estrutura que é fixa, mas que pode fugir à regra, sem causar prejuízo à
compreensão; ensinar pronúncia de palavras que podem ser faladas de um jeito, mas também de
outros. Essa concepção de língua(gem) perpassa pelas leituras, crenças, atividades e atitudes do
professor em relação às culturas diversas, ao conhecimento da história, ao foco político que se
engaja, aos contextos que participa. Essa perspectiva nos faz sugerir que é preciso muito mais do
que frequentar um curso superior para tornar-se um professor atento às mudanças globais que
afetam a formação escolar e cidadã. Como professora de inglês, minha participação no Programa de
Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês (PDPI) me fez despertar para a
complexidade da formação do professor de línguas e para as inovações que podem ser propostas no
ensino e aprendizado na sala de aula, a partir de oportunidades efetivas de capacitação profissional
aliada à formação cultural, como elementos constituintes de uma língua e dos elementos que a
constituem. Assim, o objetivo deste trabalho é registrar como a experiência de aprendizagem de
professores de inglês em um programa realizado no exterior influenciou suas práticas pedagógicas,
identidade pessoal e profissional. Trata-se de um estudo de caso, realizado por meio de uma
pesquisa exploratória. Dessa forma, analisamos as respostas de algumas das perguntas feitas por
meio de um questionário para 15 (quinze) participantes do PDPI 2018. Os resultados sugerem que
investimentos em programas deste tipo, que alinhavam conhecimento, cultura e prática podem
consolidar a identidade do professor de língua inglesa, formados em cursos de dupla licenciatura, e
consequentemente, trazer benefícios significativos para a educação em línguas estrangeiras no
Brasil.