EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE SÉRIES TELEVISAS
Sociolinguística Educacional; Expressões Idiomáticas; Séries Televisivas; Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa.
A natureza da língua está em constante processo de mudança, por estar condicionada aos usos dos falantes nos diferentes contextos de interação sociocultural. Entre as inúmeras línguas naturais mais usadas na atualidade, destaca-se a língua inglesa, por ter o status de língua comum entre as diferentes nações, além de ser o idioma usado em relações diplomáticas. Tratando-se do ensino de língua estrangeira, depreende-se que as novas tecnologias, como os seriados televisivos se configuram em materiais autênticos e inovadores, pois possibilitam o contato com a língua e a cultura a serem apreendidas. A partir do exposto, o presente estudo tem como objetivo central investigar se e em que medida algumas expressões idiomáticas do inglês veiculadas em séries televisivas podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa e suas variações linguístico-culturais numa escola pública do Mato Grosso. A pesquisa, para tanto, fundamenta-se nas obras de autores clássicos dos Estudos Sociolinguísticos, como William Labov, Luis-Jean Calvet, Stella Maris Bortoni-Ricardo, Magda Soares e Marcos Bagno, que procuram relacionar a língua com o ensino – a vertente conhecida como Sociolinguística Educacional. Entre os procedimentos metodológicos adotados para a coleta de dados, constam entrevistas remotas feitas com alguns alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – aprendizes de inglês e colaboradores deste estudo - por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. A partir da discussão dos dados, se reconhece a possibilidade do aprendizado da língua inglesa, bem como se constatou o uso de variantes de expressões idiomáticas dentro e fora do ambiente escolar, considerando as diferenças linguísticas e socioculturais contidas nos episódios apresentados em sala de aula.