MÍDIA E HUMOR: O IMAGINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRÁTICAS DISCURSIVAS NA INTERNET
Discurso; Ensino; Mídia; Humor.
Propomos, neste trabalho, inscrito na linha de pesquisa Estudos de Processos Discursivos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, compreender o modo como a mídia constrói representações da instituição escolar e a relação com os sujeitos professor e aluno, pelo viés humorístico. A partir daí, levantamos os seguintes questionamentos: quais efeitos de sentido são produzidos pelo discurso humorístico? Como são representados a instituição escolar e seus respectivos integrantes na mídia digital? E para responder a essas indagações, apresentamos como proposta, nesta dissertação, uma análise discursiva de vídeos humorísticos que circulam no YouTube sobre educação. Para tanto, selecionamos como corpus de análise 6 esquetes de humor das produtoras Porta dos Fundos e Parafernalha, exibidos entre o período de 2014 a 2020. Nosso arcabouço teórico relaciona as leituras sobre humor a partir das concepções de Freud (1905), Bergson (2018) e Possenti (2010) com as sustentações da Análise do Discurso, especialmente no que se refere aos conceitos de memória discursiva (Pêcheux, 1983), formulação e circulação (Orlandi, 2012), entre outros colaboradores. Ao final do empreendimento analítico, observamos como se constitui o discurso da mídia digital, o qual tende a apresentar a educação e seus integrantes de forma estereotipada, de modo que o humor é explorado nesses esquetes para recriar no imaginário do leitor/ouvinte possíveis significados. Por meio da compreensão do fazer humorístico, contribuímos para o pensar o modo como a mídia digital tenta controlar os sentidos sobre educação, ainda que esta sempre encontre uma maneira de resistir.