EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE SÉRIES TELEVISAS
Sociolinguística Educacional; Expressões Idiomáticas; Ensino de Língua inglesa.
A língua está em constante processo de evolução, sendo alterada continuamente pelos seus falantes, nos diferentes contextos de interação sociocultural, ou seja, ela é de natureza dinâmica, viva e sujeita à variações, bem como mudanças, sendo condicionada aos usos dos falantes em sociedade. Dentre as inúmeras línguas naturais usadas na atualidade, destaca-se que a língua inglesa é apontada como língua comum entre os povos de diversas partes do globo terrestre, é o idioma que os países utilizam para se relacionar diplomaticamente ou em tempos de guerra. E no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, nos deparamos com diversas formas de se falar inglês, pois temos pessoas de várias nacionalidades utilizando esta língua. Tratando-se do ensino de língua e, especificamente, de língua estrangeira no contexto da escola pública em âmbitos estadual e regional, depreende-se que o uso de seriados em sala e o contato com um material autêntico e inovador possibilitam a exibição da língua e da cultura dos falantes de um determinado idioma. O estudante não aprende apenas uma nova língua, mas também amplia seu conhecimento de mundo, por meio de uma língua contextualizada, possibilitando, assim, compreender a forma de agir e pensar de uma determinada sociedade, que use a língua estrangeira para se comunicar. A nossa pesquisa, portanto, pretende nortear-se nas obras de autores clássicos dos Estudos Sociolinguísticos, como William Labov, Luis-Jean Calvet entre outros autores, assim como Stella Maris Bortoni-Ricardo, Magda Soares, Marcos Bagno, que procuram relacionar a língua com o ensino – a vertente conhecida como Sociolinguística Educacional. A partir do exposto, o presente estudo tem como obejtivo central investigar se e em que medida algumas expressões idiomáticas do inglês veiculadas em séries televisivas podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa e suas variações linguísticas e culturais numa escola pública do Mato Grosso.