Banca de DEFESA: EDIEL PEREIRA DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDIEL PEREIRA DE MACEDO
DATA : 06/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala A1, UNEMAT, Barra do Bugres
TÍTULO:

FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A DUPLA DESCONTINUIDADE NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM SERVIÇO NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Licenciatura em Matemática; Dupla Descontinuidade; Matemática Acadêmica; Matemática Escolar; Professores de Matemática em Serviço


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Nesta pesquisa objetivamos compreender a maneira como a Formação Matemática (Matemática Acadêmica x Matemática Escolar) foi abordada no curso de licenciatura em Matemática da UNEMAT de Barra do Bugres/MT na perspectiva dos professores de Matemática em serviço atuantes nas escolas da Educação Básica. Na busca por respostas às nossas inquietações enquanto professor de Matemática atuante nas escolas da Educação Básica, a nossa pesquisa conduzida pela questão norteadora: O que pensam os professores que ensinam Matemática em serviço nas escolas sobre a Formação Matemática (Matemática Acadêmica x Matemática Escolar) abordada no curso de licenciatura em Matemática da UNEMAT- Campus de Barra do Bugres/MT que efetivamente foram fundamentais para a atuação profissional na Educação Básica? Visando delinear compreensões a respeito do objetivo da pesquisa, utilizamos a pesquisa qualitativa para descrever e interpretar os dados. Como procedimentos de coleta de dados para constituir o corpus da pesquisa, utilizamos um Questionário elaborado no Google Docs – Form e enviado online para os participantes – 46 professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica – egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres. Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de três Categorias de Análise: (i) Matemática Acadêmica na Licenciatura em Matemática; (ii) Matemática Escolar na Licenciatura em Matemática; (iii) Dupla Descontinuidade na Formação inicial de Professores de Matemática. Estas três Categorias de Análise representam a síntese das significações, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa - para nos proporcionar compreensões do objeto investigado. Concluímos afirmando que a “Dupla Descontinuidade” na perspectiva apresentada por Félix Klein a 110 anos (1909-2019) perdura até o presente momento, pois constatamos que ainda existe uma priorização dos conteúdos da Matemática Acadêmica desarticulado dos conteúdos da Matemática Escolar na formação inicial dos futuros professores de Matemática. Assim sendo, entendemos que um ponto de partida para melhorar a formação inicial é diminuir as discrepâncias - Dupla Descontinuidade - existentes entre o que os futuros professores aprendem de Formação Matemática na licenciatura em Matemática e o que eles vão utilizar de fato em suas práticas pedagógicas na Educação Básica


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EVERALDO FERNANDES BARBOSA - SEDUC - MT
Externo à Instituição - LUCIANO DUARTE DA SILVA - CEFET/GO
Presidente - 131193009 - MARCIO UREL RODRIGUES
Interno - 84819003 - WILLIAM VIEIRA GONCALVES
Notícia cadastrada em: 17/12/2019 14:58
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1