Banca de DEFESA: ALESSANDRO FELIX PASCOIN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO FELIX PASCOIN
DATA : 11/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: UNEMAT- Barra do Bugres
TÍTULO:

O ENSINO DE QUÍMICA MEDIADO POR RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

As Tecnologias Digitais (TD) têm modificado significativamente a maneira de comunicação e as relações humanas na sociedade atual. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo compreender as potencialidades e as limitações de um curso de formação continuada para professores de Química integrando recursos de TD. Desse modo, para reforçar o ensino da disciplina no âmbito da Educação Básica, a presente pesquisa buscou responder às seguintes questões: quais as percepções dos docentes em relação ao uso das TD e como fortalecer sua presença no ensino de Química em uma perspectiva prática? Para responder a esses questionamentos, em termos metodológicos, a Pesquisa-Formação e seus aspectos procedimentais foram adotados, estando baseados nas ações de vivenciar, compreender, interpretar e comunicar. No percurso que compreendeu os instrumentos, a produção e a coleta de dados estiveram ações como Rodas de conversa, observação, anotações de campo, gravação de áudio e questionários. A fim de observar a realidade, desenvolver a formação, compreender o conjunto de procedimentos e analisar os dados, utilizou-se o método indutivo. A partir das análises dos dados, emergiram três categorias: i) formação continuada com recursos de TD em tempos de cibercultura; ii) percepção dos professores em relação ao ensino de Química aliado às TD; e iii) Objetos Digitais de Aprendizagem para o ensino de Química em uma perspectiva prática. Os resultados indicaram diferentes proximidades e familiaridades dos professores em relação às TD em suas práticas pedagógicas. Além disso, constatou-se que as exigências formativas da profissão docente são muito amplas e infrequentes, ou seja, incomparáveis ao advento da cibercultura. Quanto às possibilidades oferecidas no espaço de formação continuada, elas se confirmam no sentido de conhecer diferentes realidades e promover reflexões conjuntas. Tais formações são também um momento para a proposição de diálogos, com sugestões para solucionar as dificuldades enfrentadas no cotidiano do trabalho escolar. Esta pesquisa expôs também algumas limitações, por exemplo, o fato de que os escassos recursos de TD disponíveis são concebidos no contexto das aulas de Química de maneira subutilizada. Entende-se que a formação continuada proposta trouxe contribuições para o fortalecimento de práticas pedagógicas para o ensino de Química, por meio de ações, trocas de experiência e participação colaborativa nas propostas pedagógicas com recursos de TD.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253963001 - JOSE WILSON PIRES CARVALHO
Interno - 45557013 - JOAO SEVERINO FILHO
Interno - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Externo à Instituição - MARCELO FRANCO LEÃO - IFPI
Notícia cadastrada em: 08/11/2019 10:10
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1