Banca de DEFESA: ANA MARIA DE JESUS MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA MARIA DE JESUS MOURA
DATA : 28/11/2019
HORA: 13:30
LOCAL: UNEMAT - CAMPUS DE BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

TEMÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada de professores em Matupá – MT


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada de professores. Matemática. Prática pedagógica. Educação Infantil.


PÁGINAS: 151
RESUMO:

Nesta pesquisa, tratamos das temáticas metodológicas para o ensino de Matemática na Educação Infantil, no contexto do processo de formação continuada de professores. O objetivo é discutir sobre a experiência de formação continuada no ensino de Matemática para professores da Educação Infantil do município de Matupá, estado do Mato Grosso. Sendo assim, partimos da seguinte pergunta: como a formação continuada de professores pode contribuir para a relação entre o ensino da Matemática e a prática pedagógica da Educação Infantil? Com esse enfoque, a formação de professores será a fonte da produção de informações. As bases teóricas da pesquisa foram documentos nacionais e estaduais como: BNCC (2017), RCNEI (1998), DRC/MT – Caderno de Educação Infantil (2018), e institucionais como o PPP, Plano Anual (2019), Programa Pró-Escolas Formação na Escola (Pefe), específicos da Educação Infantil, além de obras voltadas para a formação continuada de professores. Desses, destacam-se teóricos e pesquisadores como Kramer (2006), Imbernón (2010), Nóvoa (1991; 1992; 2009; 2011), Freire (1991), Libâneo (2002), Perrenoud (2000) e Alves (2011). O estudo segue uma abordagem qualitativa, com base na metodologia da pesquisa-ação, discutida por Thiollent (2005). Adotou-se, ainda, a perspectiva de uma análise interpretativa, com base nas ideias de Severino (2007). Na proposta metodológica, buscou-se proporcionar um espaço de discussões e reflexões a fim de que todos participantes da pesquisa, inclusive a pesquisadora, pudessem construir conhecimentos durante o processo da pesquisa. Os dados do estudo foram produzidos durante a realização dos encontros de formação dos professores, com o recurso a entrevistas semiestruturadas, registro de observação dos encontros e relatórios de contribuição dos professores. Na análise, identificamos que é preciso provocar nas professoras de Educação Infantil a importância de propor atividades desafiadoras, abrindo espaços de reflexão da própria prática do professor, e construindo com o aluno suas próprias descobertas, experiências, estimulando-os a estes para resolução de seus problemas. Apontamos que perante isso, é preciso repensar o ensino de Matemática na Educação Infantil, principalmente os conceitos que representam a aprendizagem da criança, o que acarreta a necessidade de discussões para novos olhares sobre a formação continuada na escola, pois ações dessa natureza devem ser primordial a partir das propostas educacionais que levem em conta as características dessa faixa etária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLAUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Interno - 131193009 - MARCIO UREL RODRIGUES
Externo à Instituição - SUELI FANIZZI - UFMT
Notícia cadastrada em: 08/11/2019 09:55
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