Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO ANTUNES BRUN DE CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIO ANTUNES BRUN DE CAMPOS
DATA : 11/10/2019
HORA: 10:00
LOCAL: C14
TÍTULO:

O ENSINO DA MATEMÁTICA COM FRACTAIS: PRÁTICAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA


PALAVRAS-CHAVES:

Geometria Fractal; Tecnologias Digitais; Prática de Ensino; Educação Básica.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

A Geometria Fractal é uma das áreas da Matemática que estuda as formas irregulares, quebradas, que não podem ser representada apenas por aquela geometria, geralmente estudada na escola; a dos quadrados, dos triângulos, das circunferências e etc, mas apresentam estruturas com visuais fascinantes e com um curioso padrão. Pesquisas têm mostrado que a geometria fractal chama a atenção dos alunos da Educação Básica, contribuindo com a percepção desses estudantes para outras formas geométricas existentes no mundo, e ainda, pode favorecer o aprendizado deles, para vários conceitos matemáticos além da geometria, ao se estudar essas formas. Já o software GeoGebra é uma tecnologia digital, utilizada no ensino da matemática, como um recurso que favorece o dinamismo em sala de aula, permitindo que os estudantes: criem, movimentem, mudem de cor, calculem, explorem e investigarem conceitos matemáticos de suas construções. Pensando nisso, esta pesquisa apresenta práticas de ensino da matemática com fractais para a Educação Básica, realizada durante o curso ENFRAC: Ensino da Matemática com Fractais, desenvolvido no Campus da UNEMAT de Barra do Bugres - MT, e que se destinou a professores que ensinam Matemática, no Estado de Mato Grosso. Dentre as práticas realizadas no ENFRAC, as que se destacaram, foram as desenvolvidas com o software GeoGebra, mostrando que essa tecnologia digital é um importante recurso para o ensino de Fractais. Diante disso, a pesquisa deste trabalho, buscou investigar: como desenvolver práticas de ensino da matemática com os fractais e utilizando esse software nas práticas para a Educação Básica. Para isso utilizou-se a abordagem qualitativa e a triangulação para a produção e análise dos dados, que resultaram em duas possibilidades de ensino da matemática com fractais para a Educação Básica, que podem contribuir com professores que ensinam da matemática em suas práticas de ensino. Assim, espera-se que este trabalho venha instigar a outros professores que ensinam Matemática a fazerem o uso do GeoGebra no ensino de Fractais, e ainda, disseminar o ensino desse importante conhecimento geométrico, pouco abordado na Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135400002 - MINEIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 77541011 - DIEGO PIASSON
Interno - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Externo à Instituição - FREDERICO JOSÉ ANDRIES LOPES - UFMT
Notícia cadastrada em: 17/09/2019 14:05
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