Banca de DEFESA: SANDRA BUENO DA SILVA DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA BUENO DA SILVA DUARTE
DATA : 06/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PPGECM
TÍTULO:

O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL PARA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS DO 5º ANO POR ESTUDANTES COM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Defasagem de Aprendizagem, Operações Aritméticas, Material Manipulável, Intervenção Pedagógica.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A presente pesquisa objetivou investigar o uso de material manipulável como recurso didático, para mediação da aprendizagem das operações aritméticas básicas do 5º ano do ensino fundamental por estudantes com defasagem de aprendizagem matemática, de uma escola estadual na cidade de Tangará da Serra – MT. O problema de pesquisa consistiu-se em saber: como o uso de materiais manipuláveis pode servir de estratégia didática para mediação da aprendizagem das quatro operações aritméticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) por estudantes com defasagem de aprendizagem? O estudo foi desenvolvido através dos seguintes métodos: 1- Pesquisa bibliográfica com revisão sistemática de literatura, que nos permitiu fazer a contextualização e subsidiar a discussão dos dados com uso da Análise de Conteúdo de Bardin (1977);  2- Pesquisa Documental com análise de documentação oficial que trata da política do Laboratório de Aprendizagem; 3 - Pesquisa-Ação – a pesquisa-ação parte de uma organização de “ação-reflexão-ação”, com ciclos de ações que envolvem diferentes fases de planejamento, tais como: a) Identificação do Problema, para reconhecer as etapas de aprendizagem em que os estudantes estão posicionados e identificar as aptidões e limitações de cada estudante; b) Coleta de Dados com diário de observação em classe, diálogo com professora regente e equipe pedagógica e testes de verificação da aprendizagem; c) Análise qualitativa dos dados coletados. A Pesquisa-Ação foi realizada com dois estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental matriculados no Laboratório de Aprendizagem com intervenção pedagógica utilizando materiais manipuláveis, tais como: ábaco e material dourado. Os resultados alcançados permitiram apontar, que o uso de materiais manipuláveis pode ser eficaz para mediar a aprendizagem das operações aritméticas básicas em estudantes com defasagem de aprendizagem, favorecendo a socialização, concretização dos conceitos, visualização das operações, práticas repetitivas, personalização da aprendizagem, resolução de problemas cotidianos. Devendo ser usados partindo de uma abordagem que leve em consideração as necessidades individuais dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Externo à Instituição - RITA DE FÁTIMA DA SILVA ROSAS DE CASTRO - UFMS
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 12:15
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