Banca de DEFESA: MARCELA MADANÊS CHAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA MADANÊS CHAVIER
DATA : 30/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

FABRICAÇÃO DIGITAL COMO PROCESSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DO TINKERCAD E DA IMPRESSÃO 3D


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; Cultura maker; Manufatura aditiva (MA); Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); Teoria Fundamentada nos Dados (TFD).


PÁGINAS: 172
RESUMO:

O objetivo dessa pesquisa foi investigar a viabilidade da Fabricação Digital (FD) para o ensino de geometria espacial, utilizando o software Tinkercad e a Impressora 3D como recursos principais. Esta investigação segue um abordagem qualitativa e para análise dos dados utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A amostragem inicial foi constituida de dezessete estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio da Escola de Tempo Integral Deputado Bertoldo Freire. Para a coleta de dados foi realizado um curso de extensão intitulado “Geo3Dprint: geometria espacial por meio da Fabricação Digital, com uso do software Tinkercad e da impressora 3D”. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados os diários de campo da pesquisadora e dos estudantes, questionário inicial e final com os estudantes, gravação de uma roda de conversa, registros fotográficos e os memorandos redigidos pela pesquisadora. A produção dos dados foi realizada por meio da codificação inicial e focalizada. A análise dos dados foi realizada segundo a vertente construtivista de Charmaz (2009), em que buscou-se chegar em uma teoria substantiva emergida da interpretação dos dados. Chegamos a três categorias relacionadas aos memorandos: Categoria 1 (C1) Modelagem no Tinkercad como estratégia de ensino de geometria espacial, Categoria 2 (C2) Programação no Tinkercad como estratégia de ensino de geometria espacial e Categoria 3 (C3) A combinação entre o software de modelagem 3D Tinkercad e impressão 3D no ensino de geometria espacial. Fizemos a etapa de classificação em que se compara a o memorandos e chegamos à explicitação da FD como um processo pedagógico que pode contribuir para o ensino de geometria espacial por meio do Tinkercad e da impressora 3D. Entretanto, essa contribuição só acontece se o ensino for interativo, em que o estudante é ativo no processo de aprendizagem, trabalhando colaborativamente com os pares, com o professor e com as tecnologias. O professor como mediador ou tutor mais experiente e as abordagens de ensino embasadas na cultura maker de aprender criando.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Externo à Instituição - APARECIDA SANTANA DE SOUZA CHIARI - UFMS
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 12:15
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