Banca de DEFESA: JOSEMAR PEREIRA HIDALGO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSEMAR PEREIRA HIDALGO
DATA : 30/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA PRODUÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE CIRCUITO ELÉTRICO E ELETRÔNICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Significativa. Circuito Elétrico. Ensino de Física. Placa Arduino. Tinkercad.

 


PÁGINAS: 166
RESUMO:

Buscamos nesta dissertação responder o problema de pesquisa ‘Como os quatro pilares do PC (Brackmann, 2017) potencializam o Ensino de Ciências na elaboração de um OA sobre circuito elétrico e eletrônico, por meio do software Tinkercad e a placa Arduíno?’ Com o objetivo de compreender as potencialidades dos quatro pilares do Pensamento Computacional no Ensino de Ciências por meio da elaboração de um objeto de aprendizagem envolvendo circuito elétrico e eletrônico, utilizando o software Tinkercad e a placa Arduíno. A pesquisa está fundamentada em Brackmann (2017) e Shimiguel et al (2022), sobre o Pensamento Computacional e em Braga (2014; 2015) e Tarouco et al (2003; 2014) sobre objeto de aprendizagem. Metodologicamente a tipologia da pesquisa é a qualitativa e com o procedimento de estudo de caso. A produção de dados ocorreu na ETI - EERSM, localizada no município de Tangará da Serra/MT, com dez estudantes do 8º e 9º ano do EF e cinco estudantes do 1º ano do EM por meio do curso ODATIP, organizado em dez semanas de encontros presenciais, atendendo uma carga horária de 40 horas, na abordagem da Teoria da Aprendizagem Significativa e Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos, com o uso do software Tinkercad, da placa Arduíno uno e da linguagem de programação em texto C++. Como instrumentos para a produção de dados utilizamos, diário de bordo, gravações audiovisuais, placa Arduino e software Tinkercad. Para a análise dos dados utilizamos o método de análise de conteúdo e a técnica categorial de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que proporcionou a imersão  das categorias de análise: 1) Decomposição na produção do OA sobre circuito elétrico e eletrônico no Ensino de Ciências; 2) Reconhecimento de Padrões na produção do OA sobre circuito elétrico e eletrônico no Ensino de Ciências; 3) Abstração na produção do OA sobre circuito elétrico e eletrônico no Ensino de Ciências; 4) Algoritmo na produção do OA sobre circuito elétrico e eletrônico no Ensino de Ciências. Os resultados evidenciaram que: a inserção da tecnologia digital, como o software Tinkercad e da linguagem de programação em texto foram utilizados pelos estudantes, proporcionando momentos de aprendizagem significativa em equipe e despertando o interesse pelo objeto de conhecimento em questão; o desenvolvimento dos quatro pilares do PC em todas as fases do desenvolvimento do curso, proporcionando ao estudante, planejar, pesquisar, executar, avaliar, replanejar, trabalhar em equipe, dividir funções, aprender com os erros, simular e praticar (mão na massa – aprender fazendo). Concluimos que o desenvolvimento dos quatro pilares do PC no Ensino de Ciências e na produção de objetos de aprendizagem facilitou a compreensão, permitiu a personalização do ensino e aprendizagem, promoveu a compreensão conceitual, o pensamento crítico e a capacidade de generalização, tornou os conceitos científicos mais acessíveis, proporcionou momentos de ensino colaborativo, prático, interativo, experimental, personalizado e significativo, proporcionando o portagonismo do estudante no processo de ensino e desenvolvimento dos objetos de conehcimentos ‘circuito elétrico e eletrônico’ significativo e aplicável.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 77541011 - DIEGO PIASSON
Externo à Instituição - MARCELO FRANCO LEAO - IFMT
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 12:14
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