Banca de DEFESA: HOSANA AUXILIADORA TEIXEIRA CAETANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HOSANA AUXILIADORA TEIXEIRA CAETANO
DATA : 28/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO DA APRENDIZAGEM.


PALAVRAS-CHAVES:

formação de professores, monitoramento da aprendizagem, anos iniciais, educação matemática


PÁGINAS: 136
RESUMO:

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou investigar em que extensão o desenvolvimento e a implantação do monitoramento da aprendizagem na recomposição e nos avanços dos saberes matemáticos no Ensino Fundamental – anos iniciais em escolas públicas da rede municipal de uma cidade situada no interior do Estado do Mato Grosso, constituiu-se em condição favorecedora para a melhoria dos índices de desempenho escolar dos estudantes, bem como para processos de formação profissional docente em serviço. Este projeto encontra-se dividido em dois estudos. No Estudo 1 foi efetuada a análise documental sobre a avaliação e o monitoramento da aprendizagem dos estudantes, com prioridade para a produção de evidências textuais sobre: (a) o que deve ser executado, (b) quais são as condições necessárias para a execução, (c) como avaliar a eficiência da execução e (d) quais são as funções do professor, do coordenador e do diretor diante do processo de avaliação e de monitoramento da aprendizagem. Como contextualização do ambiente da pesquisa, utilizou-se o Documento de Referência Curricular da citada rede municipal. Foram igualmente considerados dados do Sistema de Avaliação Educacional Brasileira – SAEB/ 5º Ano, na área de Matemática e os dados de monitoramento da aprendizagem matemática produzidos pela Rede Municipal, referente ao desempenho dos estudantes de 4º e 5º anos, num espaço temporal de 2019 a 2022. No Estudo 2 foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores pedagógicos em efetivo exercício de suas funções nas escolas selecionadas. Todos os documentos e os resultados da aprendizagem observados, também foram analisados sob a ótica do professor participante da pesquisa. Após coleta de dados, foi aplicada a metodologia de Análise de Conteúdo para sistematizar e refletir sobre as percepções dos professores participantes e assim responder às seguintes questões de pesquisa: (i) quais seriam os impactos das orientações didáticas dos documentos oficiais referentes as ações de monitoramento da aprendizagem dos saberes matemáticos no ensino fundamental anos iniciais? (ii) as aprendizagens dos saberes matemáticos estariam relacionadas com a execução de ações de monitoramento da aprendizagem? Admite-se que respostas para tais questionamentos sustentam convergência com o fomento de conhecimentos comprometidos com a documentação de impactos de políticas públicas educacionais com ênfase para a extensão de tais impactos para processos formativos de docentes que ensinam Matemática nos anos iniciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 376.533.001-97 - JAIR LOPES JUNIOR - USP
Externo à Instituição - MOACIR JULIANI - IFMS
Interno - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 21:25
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