Banca de DEFESA: PRICILA FABENI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRICILA FABENI
DATA : 18/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: campus da UNEMAT-Barra do Bugres
TÍTULO:

ENSINO BASEADO EM INVESTIGAÇÃO APLICADO NA  REVITALIZAÇÃO DA MATA CILIAR DO CORREGO BURITI  EM PONTES E LACERDA-MT

 



PALAVRAS-CHAVES:

 

 Educação Básica. Metodologia Ativa. Educação Ambiental.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A temática Ambiental é uma preocupação mundial, associadas as transformações ocorridas, devido às  atividades de interferências do ser humano sobre os diversos ambientes, entre eles os corpos hídricos. Nesta perspectivas, questionamos, Como o Ensino Baseado em Investigação (EBI) associado a Revitalização do Córrego Buriti, em Pontes e Lacerda-MT, pode contribuir no conhecimento dos estudantes os tornando sujeitos competentes dos conceitos e ações associados a esta revitalização?  O objetivo foi avaliar a utilização do EBI como vetor na pesquisa de ensino e aprendizagem em Educação Ambiental (EA) no processo de revitalização do Córrego Buriti. A pesquisa foi desenvolvida com, 11 estudantes do 7° ano e do 8° ano do Ensino Fundamental. Contou com a participação dos professores responsáveis pelos componentes curriculares de geografia, história, matemática, ciências e Informática. A pesquisa se desenvolveu com base em uma abordagem qualitativa em pesquisa investigativa na perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi Aprovada pelo Comitê Ética em Pesquisa (CEP), e utilizando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O planejamento aconteceu em reuniões, definida as ações conjuntas com a Escola Militar e com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Pontes e Lacerda. As ações foram: aplicação de questionário inicial, sobre o conhecimento que os estudantes tinham referente o meio ambiente; entrevistas com 3 moradores locais, para construir o histórico do Córrego; pesquisa sobre as coordenadas geográficas do Córrego; visitas in loco a três pontos do Córrego (nascente, parte central e foz); coleta do solo e da água para análise; medição da vazão de água do Córrego; seminários orientativos e recreios dirigidos sobre conceitos do meio ambiente, direcionado aos recursos hidrícos desenvolvidos na Escola Estadual Militar 1° Ten. PM Carlos Henrique Paschoiotto Scheifer (E.Militar), na Escola Municipal Rosilei Pereira dos Santos e na Escola CEPEL; plantio de mudas diversas, nas margens do Córrego Buriti; aplicação do questionário final aos estudantes, para comparação com o questionário inicial; roda de conversa com os participantes (estudantes e professores) e avaliação dos professores sobre as ações desenvolvidas. Os resultados obtidos nas ações desenvolvidas na pesquisa, pelos estudantes, foram socializados sob a forma de relatórios, seminários, recreios dirigidos e rodas de conversa. Para avaliarmos as atividades investigativas de cada estudante, adotamos como referencial metodológico as sequências de ensino investigativo, que contemplam: problematização, sistematização e contextualização. O método EBI proporcionou, aos estudantes construírem a conexão com o ambiente local em articulação com a realidade, oportunizou ainda, trabalharem a atividade investigativa, caracterizada pela investigação guiada, na qual o professor orienta os estudantes sob um determinado problema, e os demais processos e resoluções ficam sob comprometimento dos estudantes. Nesta perspectiva, o método contribuiu com o aprendizado interdisciplinar, o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, a participação ativa na comunidade, a soluções práticas e propostas de melhoria para o meio ambiente, com o início da revitalização do córrego, o ensino de conceitos além da EA, possibilitando observar o aprendizado, que está em construção contínua, no dia a dia destes estudantes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 956.474.908-59 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA -
Interno - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Externo à Instituição - EDWARD BERTHOLINE DE CASTRO - UFMT
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 10:50
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