Banca de DEFESA: ARISTIMAR ROBERTO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARISTIMAR ROBERTO DE OLIVEIRA
DATA : 29/02/2024
HORA: 18:00
LOCAL: SALA GEPEME - UNEMAT - CAMPUS II BARRA DO BUGRES (ONLINE)
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO AVALIABARRA


PALAVRAS-CHAVES:

Prática Pedagógica. Avaliação Externa. Professores que Ensinam Matemática. Aprendizagem dos alunos; Matemática nos Anos Iniciais.


PÁGINAS: 186
RESUMO:

Na presente pesquisa objetivamos investigar a maneira como o Avaliabarra influenciou as práticas pedagógicas dos Professores que Ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de Educação de Barra do Bugres/MT no ano de 2022. A questão norteadora da pesquisa é: Quais foram as influências do Avaliabarra nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática dos 1º aos 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de Barra do Bugres no ano de 2022? Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa para descrever, analisar e interpretar as respostas de 48 professores participantes do Avaliabarra que responderam a um questionário do Google Forms Para analisar os dados, recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de 21 Unidades de Registro com um total de 240 recorrências que foram articuladas entre si, por meio de confluências e divergências, para a configuração de três Categorias de Análise, sendo: (i) Avaliabarra como Política de Avaliação externa; (ii) Currículo Avaliado nas Práticas Pedagógicas dos Professores dos Anos Iniciais; (iii) Recuperação de Aprendizagem dos Alunos Pós-pandemia, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa. Como resultados, inferimos que o Avaliabarra contribuiu para que os professores pudessem ter um diagnóstico sistemático das aprendizagens consolidadas e das defasagens dos alunos em cada bimestre do ano de 2022, proporcionando assim uma reorganização constante nos planejamento dos professores para abordar e superar as lacunas de aprendizagem identificadas. Além disso, as análises explicitadas por meio das “vozes” de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental evidenciam que o Avaliabarra como programa de acompanhamento e gerenciamento da aprendizagem contribuiu com a prática pedagógica com orientações por meio de devolutivas pedagógicas e formações continuadas focadas na recuperação das habilidades não alcançadas para que as intervenções em sala de aula proporcionasse uma melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos nas escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS - UFC
Notícia cadastrada em: 15/12/2023 13:33
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