Banca de QUALIFICAÇÃO: HOSANA AUXILIADORA TEIXEIRA CAETANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HOSANA AUXILIADORA TEIXEIRA CAETANO
DATA : 27/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/vbw-vkmw-ofz
TÍTULO:

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO DE APRENDIZAGEM

 


PALAVRAS-CHAVES:

formação de professores, monitoramento da aprendizagem, anos iniciais, educação matemática


PÁGINAS: 93
RESUMO:

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, objetiva investigar em que extensão o desenvolvimento e a implantação do monitoramento da aprendizagem na recomposição e nos avanços dos saberes matemáticos no Ensino Fundamental – anos iniciais em escolas públicas da Rede Municipal de Lucas do Rio Verde – MT, constituiu-se em condição favorecedora para a melhoria dos índices de desempenho escolar dos estudantes, bem como para processos de formação profissional docente em serviço. Este projeto encontra-se dividido em dois estudos. No Estudo 1 foi efetuada a análise documental sobre a avaliação e o monitoramento da aprendizagem dos estudantes, com prioridade para a produção de evidências textuais sobre: (a) o que deve ser executado, (b) quais são as condições necessárias para a execução, (c) como avaliar a eficiência da execução e (d) quais são as funções do professor, do coordenador e do diretor diante do processo de avaliação e de monitoramento da aprendizagem. Como contextualização do ambiente da pesquisa, utilizou-se o Documento de Referência Curricular da Rede Municipal de Lucas do Rio Verde – MT. Foram igualmente considerados dados do Sistema de Avaliação Educacional Brasileira – SAEB/ 5º Ano, na área de Matemática e os dados de monitoramento da aprendizagem matemática produzidos pela Rede Municipal, referente ao desempenho dos estudantes de 4º e 5º anos, num espaço temporal de 2019 a 2022. No Estudo 2 serão aplicadas entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores pedagógicos em efetivo exercício de suas funções nas escolas a serem selecionadas. Todos os documentos e os resultados da aprendizagem a serem observados, também serão analisados sob a ótica do professor participante da pesquisa. Após coleta de dados, será aplicada a metodologia de Análise de Conteúdos para sistematizar e refletir sobre as percepções dos professores participantes e assim responder às seguintes questões de pesquisa: (i) quais seriam os impactos das orientações didáticas dos documentos oficiais referentes as ações de monitoramento da aprendizagem dos saberes matemáticos no ensino fundamental anos iniciais? (ii) as aprendizagens dos saberes matemáticos estariam relacionadas com a execução de ações de monitoramento da aprendizagem? Admite-se que respostas para tais questionamentos sustentam convergência com o fomento de conhecimentos comprometidos com a documentação de impactos de políticas públicas educacionais com ênfase para a extensão de tais impactos para processos formativos de docentes que ensinam Matemática nos anos iniciais.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 376.533.001-97 - JAIR LOPES JUNIOR - USP
Interno - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Externo à Instituição - MOACIR JULIANI - IFMS
Notícia cadastrada em: 21/11/2023 08:53
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