Banca de DEFESA: IZAMARA CIRQUEIRA BINI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZAMARA CIRQUEIRA BINI
DATA : 15/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet - E-mail institucional da UNEMAT.
TÍTULO:

MODOS SEMIÓTICOS EM CARTOONS PRODUZIDOS PARA O VI FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de matemática, Multimodalidade, Tecnologias Digitais, Educação matemática.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

O objetivo da pesquisa foi compreender o significado que os diferentes modos semióticos utilizados, na produção de Cartoons matemáticos, geram em coletivos de atores humanos e não humanos participantes do VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Esse festival é um evento nacional que ocorre desde o ano 2016 até então e os quatro vídeos analisados nesta pesquisa são dos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro da categoria Ensino Superior.   Para tanto, foi utilizado a Semiótica Social (SS) que se interessa pelos significados que surgem em ambientes com interações sociais e a visão epistemológica do sistema Seres-Humanos-Com-Mídias (S-H-C-M). Metodologicamente foi usado o paradigma qualitativo, sendo que os procedimentos e instrumentos de produção de dados foram, os vídeos do tipo Cartoons finalistas do VI Festival de vídeos digitais e educação matemática da categoria Ensino Superior (ES) e as entrevistas com os produtores dos vídeos que aconteceram de maneira on-line pelo Google Meet e Whatsapp. A análise ocorreu com base nos quesitos do Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias (S-H-C-M), o segundo princípio da Teoria da Atividade a Multivoacalidade e sobre a lente da Semiótica Social (SS) considerando a abordagem multimodal. Os resultados indicam que no contexto dos Cartoons matemáticos, os modos semióticos são utilizados para compartilhar conceitos matemáticos de uma forma descomplicada. Para estudantes, os significados podem estar relacionados a linguagem acessível, engajamento, compreensão de conceitos complexos, contextualização e personalização. Para os professores, os modos semióticos utilizados nesses vídeos podem ajudar a apresentar os conceitos de maneira mais envolvente e atraente, podendo contribuir para que os estudantes despertem o interesse pela aprendizagem da matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Interno - 54623019 - CLEIDE APARECIDA FERREIRA DA SILVA GUSMAO
Externo à Instituição - LILIANE XAVIER NEVES - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 11/11/2023 13:52
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1