Banca de QUALIFICAÇÃO: PRICILA FABENI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRICILA FABENI
DATA : 22/11/2023
HORA: 13:30
LOCAL: https://meet.google.com/nye-mqqa-svc
TÍTULO:

ENSINO BASEADO EM INVESTIGAÇÃO APLICADO NA  REVITALIZAÇÃO DA MATA CILIAR DO CORREGO BURITI  EM PONTES E LACERDA-MT


PALAVRAS-CHAVES:

 

Metodologia de Ensino. Educação Ambiental. Ensino Básico.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A temática Ambiental é uma preocupação mundial, associadas as transformações ocorridas, devido às atividades de interferências do ser humano sobre os diversos ambientes, entre eles os corpos hídricos. Nesta perspectivas, questionamos como o Ensino Baseado em Investigação (EBI) intermediado pela pesquisa, pode contribuir com leitura da realidade, de modo questionador para reconstruí-la como sujeito competente dos conceitos e ações, associados  a revitalização do Córrego Buriti, em Pontes e Lacerda-MT. O objetivo foi avaliar a utilização do EBI como vetor na pesquisa de ensino aprendizagem em Educação Ambiental (EA) no processo de revitalização do Córrego Buriti. A pesquisa foi desenvolvida com 15 (quinze) alunos do Ensino Fundamental séries finais, 11 (onze) alunos do 7º (sétimo) ano e 4 (quatro) do 8º ano.Contou com a participação de 05 (cinco) professores regentes das disciplinas de geografia, história, matemática, ciências e Informática. O Projeto de pesquisa se desenvolveu com base em uma abordagem qualitativa em pesquisa investigativa, utilizamos a técnica de análise de conteúdo para o tratamento e a interpretação dos dados produzidos. Para a produção dos dados, foi utilizada pesquisa bibliografica a partir de consultas a livros, períodicos, websites, dissertações, teses, legislação pertinetes e projetos investigativos, na perspectiva interdisciplinar. Após aprovação da pesquisa pelo Comite Etica em Pesquisa (CEP), apresentação do projeto para os participantes e da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), foi aplicado um questionário incial para coleta dos dados sobre o conhecimento que os alunos tinham sobre o meio ambiente e os recursos hidrícos. Foram desenvolvidos subprojetos, com os professores regentes com foco na temática, utilizando entrevista com os moradores locais, contruindo o histórico do Córrego; pesquisa sobre as coordenadas geográficas do Córrego; visitas in loco a nascente,  parte central e foz do Córrego; realizada coleta do solo para análise; medição da vazão de água do córrego; seminários orientativos e recreios dirigidos sobre conceitos do meio ambiente, direcionado aos recursos hidricos na Escola Estadual Militar 1° Ten. PM Carlos Henrique Paschoiotto Scheifer, na Escola Municipal Rosilei Pereira dos Santos e na Escola CEPEL. O planejamento aconteceu em reuniões onde foi definida as ações conjuntas com a E.E Militar 1º Ten.Carlos Henrique Paschiotto Scheifer e com a Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus Pontes e Lacerda. O Projeto encontra-se em desenvolvimento. Falta realizar análise da água e o resultado das análises do solo (previstos para o mês de outubro/novembro), a escolha e o plantio das mudas para a revitalização do Córrego (previsto para o início das chuvas). Após o plantio das mudas será aplicado o questionário final para comparação com o questionário inicial. Os resultados já alcançados, propiciaram aos alunos trabalharem a atividade investigativa, caracterizado pela investigação guiada, na qual o professor orienta os alunos sob um determinado problema, e os demais processos e resoluções ficam sob comprometimento dos alunos. Os resultados das ações obtidos pelos alunos foram socializados sob a forma de relatórios, seminários, recreios dirigidos e rodas de conversa. Para avaliarmos as atividades investigativas de cada aluno, adotamos como referencial metodológico as sequências de ensino investigativo, que contemplam: problematização, sistematização e contextualização. O método EBI proporcionou até momento, a possibilidade dos alunos construirem conhecimentos significativos e contextualizados de EA em articulação com a realidade. Nesta perspectiva, o método tem contribuido para aperfeiçoar o ensino de conceitos além da EA, no Ensino Fundamental II, possibilitando observar o aprendizado arrojado, que está em construção continúa, no dia a dia, favorecido pelas ações interdiciplinares utilizada nesta pesquisa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 956.474.908-59 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA -
Interno - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Externo à Instituição - EDWARD BERTHOLINE DE CASTRO - UFMT
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 14:13
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