Banca de QUALIFICAÇÃO: OLÍVIA APARECIDA GOMES FRANÇA CHRISTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OLÍVIA APARECIDA GOMES FRANÇA CHRISTEL
DATA : 10/11/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Sala Virtual - Meet
TÍTULO:

SABERES FAZERES PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA INTERAÇÃO COM QUINTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes matemáticos. Conhecimentos produzidos. Interações. Quintais.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Na presente pesquisa buscamos pesquisar os conhecimentos produzidos pelas crianças do 5º ano da Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, Alto Araguaia – MT, a partir do ato de espacializar o quintal/terreiro das suas casas. Considerando que a matemática é uma preocupação que temos em relação ao ensino- aprendizagem, decidimos pesquisar sobre o quintal, que é uma área ao ar livre, geralmente localizada nos fundos de uma casa, onde as pessoas podem aproveitar a natureza, cultivar plantas, fazer churrascos e passar momentos de lazer. É um espaço privado e aconchegante! A partir disso, buscaremos observar como as crianças espacializam o seu quintal, utilizando a matemática. Assim, é que constituímos a pergunta norteadora  da pesquisa: Que saberes matemáticos as crianças da escola Maria Júlia de Almeida produzem ao se relacionarem com o quintal? Metodologicamente, utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa, de desenho etnográfico, com utilização de instrumentos de coleta de dados como: guia de entrevistas, rodas de conversas, reprodução em sala de aula das atividades observadas nos quintais e descritas nas entrevistas e na roda de conversa. Serão sujeitos da pesquisa: pais de alunos e alunos do 5o ano da escola investigada. Para coletar os dados, utilizamos a entrevista com os pais dos alunos, de forma individual, indo casa a casa, observando os quintais. Coletamos a opinião das crianças  utilizando a roda de conversa, uma dinâmica que auxilia na produção do diálogo e garante que todos tenham opção para falar. Para analisar os dados, recorremos à análise interpretativa, para entender a relação entre os saberes matemáticos e as práticas no ambiente dos quintais pelos alunos. Os resultados mostraram as possibilidades da produção de conhecimentos e saberes matemáticos nas mais diversas interações das crianças em seus quintais ou espaço que tenha a função semelhante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - EDSON PEREIRA BARBOSA - UFMT
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 14:06
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1