Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA PIRES MARASSI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA PIRES MARASSI
DATA : 30/10/2023
HORA: 13:30
LOCAL: (sala virtual) https://meet.google.com/kgk-ruyb-rmy
TÍTULO:

ROBÓTICA EDUCACIONAL COM O SOFTWARE PICTOBLOX E PLACA ARDUINO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DA MATEMÁTICA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática; Pensamento computacional; Robótica educacional; PictoBlox; Placa Arduino Uno.


PÁGINAS: 198
RESUMO:

A sociedade moderna está em constante transformação devido ao acelerado surgimento de novas tecnologias, sobretudo, às digitais. No entanto, o mesmo nível de impacto não tem sido observado nos sistemas educacionais. Adicionalmente, a inserção de novas tecnologias exige da sociedade o domínio de novas habilidades, entre elas, no cenário atual, a do pensamento computacional. Nesse contexto, a robótica educacional emerge como uma estratégia promissora para introduzir tecnologias na educação e contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades, incluindo do pensamento computacional e a da Matemática. Neste trabalho de pesquisa buscou-se compreender as contribuições e dificuldades que emergem do uso da robótica educacional, utilizando o software de programação PictoBlox e placa Arduíno Uno, para o desenvolvimento de habilidades da Matemática e do pensamento computacional com estudantes do Ensino Médio. A produção de dados foi realizada por meio de um experimento de ensino com duração de sessenta horas, envolvendo 12 (doze) estudantes do Ensino Médio do município de Barra do Bugres - MT. Para atingir esse objetivo, a pesquisa abordou a seguinte questão norteadora: “Quais são as principais contribuições e dificuldades da robótica educacional, com o uso do software de programação visual PictoBlox e placa Arduino Uno, para o ensino da Matemática e o desenvolvimento do pensamento computacional com estudantes do Ensino Médio?”. Os procedimentos e instrumentos de coleta de dados incluíram a observação participante, questionários, rodas de conversa e registros audiovisuais dos encontros. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, conforme sugerido por Bicudo (2012), alinhada com a perspectiva interpretativa de Creswell (2007), enquadrada na categoria de pesquisa aplicada de Rodrigues et al. (2007). A análise dos dados foi conduzida por meio da abordagem de Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes (2003) e Moraes e Galiazzi (2006). A análise em desenvolvimento revelou três categorias fundamentais: (i) ‘Robótica com o software PictoBlox e placa Arduino Uno’, com três subcategorias e dez unidades de sentido; (ii) ‘Desenvolvimento de habilidades da Matemática e de pensamento computacional por meio da robótica educacional’, com duas subcategorias e cinco unidades de sentido; (iii) ‘Usabilidade e potencial do software PictoBlox’, com uma subcategoria e quatro unidades de sentido. Os dados ressaltam o potencial do uso da robótica educacional quando aplicada com o software PictoBlox e placa Arduino Uno como um recurso educacional. Destacando a sua relevância na mobilização e desenvolvimento de habilidades matemáticas e de pensamento computacional entre os estudantes do Ensino Médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 77541011 - DIEGO PIASSON
Interno - 84819003 - WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Externo à Instituição - Luciane Mulazani dos Santos - EDESC
Notícia cadastrada em: 28/09/2023 19:43
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