Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA MADANÊS CHAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA MADANÊS CHAVIER
DATA : 18/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DA FABRICAÇÃO DIGITAL COM USO DO TINKERCAD E DA IMPRESSÃO 3D


PALAVRAS-CHAVES:

Indústria 4.0; Prototipagem rápida; Manufatura aditiva; Aprendizagem baseada em projetos; Teoria Fundamentada nos Dados (TFD).


PÁGINAS: 118
RESUMO:

As tecnologias associadas à Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) são caracterizadas pelo uso de sistemas ciberfísicos que relacionam hardware e software. Essas tecnologias têm provocado transformações nas várias esferas das relações humanas, como as sociais, políticas, econômicas e educacionais. Dessa forma, buscando alinhar o ensino escolar com as competências exigidas para atuação na sociedade e preparação para os desafios do século XXI, bem como aos objetos do conhecimento do componente curricular de Matemática, especificamente de Geometria Espacial, essa pesquisa teve como objetivo Compreender de que forma a fabricação digital (FD), por meio do uso do software Tinkercad e da Impressão 3D, influência e aprimora o ensino de Geometria Espacial. Nesse contexto, procura-se responder a seguinte questão: Como a fabricação digital, utilizando o software Tinkercad e a Impressão 3D em sala de aula, pode potencializar o ensino de Geometria Espacial? Para respondê-la, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que seguiu etapas da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A amostragem inicial foi constituida de um professor de Matemática da Educação Básica e dezessete estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Tempo Integral Deputado Bertoldo Freire. Para a coleta de dados foi realizada uma intervenção em sala de aula através do curso de extensão intitulado “Geo3Dprint: geometria espacial por meio da Fabricação Digital, com uso do software Tinkercad e da impressora 3D” em que utilizou-se as notas de campo das observações da pesquisadora e dos estudantes, questionários com os estudantes, entrevista com o professor observador e os memorandos redigidos pela pesquisadora como dados. A produção dos dados foi realizada por meio da codificação inicial e focalizada. A análise dos dados foi realizada segundo a vertente construtivista de Charmaz (2009), em que buscou-se chegar em uma teoria substantiva emergida da interpretação dos dados. Como resultado, chegou-se a caracterização da fabricação digital (FD) como uma indústria que utiliza ferramentas e processos controlados por computador para transformar, projetos digitais em produtos físicos. Dessa forma, o ensino por meio da FD utiliza-se de dois tipos primordiais de tecnologias, uma para construção digital do artefato e uma para materializar o artefato. Sendo assim, optou-se pelo uso do software de modelagem 3D Tinkercad e da impressora 3D para intervenção em sala de aula. Pôde-se por meio da prática pontuar que existem diferenças no processo de ensino de geometria no ambiente virtual e no processo de impressão e manipulação do artefato físico, sendo importante a integração destas duas etapas, uma vez que, desenvolvem habilidades e aprendizagens distintas. No ensino de Geometria Espacial o software Tinkercad, quanto aos aspectos técnicos e pedagógicos, apresentou alguns desafios como disponibilidade apenas on-line, mudança de perspectiva, a formação de modelos mentais tridimensionais e a rotação mental, e potencialidades como a gratuidade, a não necessidade de instalação, a compatibilidade com múltiplos sistemas operacionais, uma interface intuitiva, criação de figuras com base na composição de poliedros regulares, seja por adição ou subtração, além disso, os alunos puderam visualizar os ângulos nas diferentes faces do corpo geométrico e contextualizar os conceitos de vértices e arestas, bem como criar objetos de uso diário. Enquanto o processo de impressão 3D tem como principal benefício tornar conceitos de geometria tangíveis, mas desafios como tempo longo de impressão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Externo à Instituição - APARECIDA SANTANA DE SOUZA CHIARI - UFMS
Notícia cadastrada em: 20/09/2023 22:37
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