Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CARLOS DE SOUSA ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ CARLOS DE SOUSA ARAÚJO
DATA : 13/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/yej-xrhb-oea
TÍTULO:

APLICATIVO TAB-LIBRAS: TABELA PERIÓDICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES SURDOS E OUVINTES


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química. Libras. Aplicativo. Estudantes surdos. Tabela Periódica.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

A implementação da Lei Brasileira de Inclusão – LBI, nº 13.146/2015, estabelece o dever da Administração Pública em adotar medidas singulares e plurais que proporcionem aos estudantes com deficiência o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem nas unidades de ensino, de acordo com suas características e interesses. Com o vigor da Lei nº 14.19102021 que dispõe a Educação Bilíngue de surdos como modalidade de ensino independente, com o emprego da Libras como primeira língua e o Português escrito como segunda língua, fez-se necessário (re)pensar a respeito do processo de ensino e aprendizagem de Química para o pleno desenvolvimento cognitivo dos estudantes surdos frente ao aspectos didático-tecnológicos inclusivo da Libras. Isso porque, a Química revela-se com um sabor adstringente entre os estudantes, sendo considerada como uma área complexa e abstrata, o que corrobora com a carência de sinais em Libras. E o processo de inclusão inicia-se no âmbito escolar, com a escola emancipando e respeitando os múltiplos saberes e necessidades específicas de cada educando. Com a crescente adição de tecnológias digitais na educação, os dispositivos móveis passaram a ser onipresetes, como os smartphones, rompendo paradigmas epistemológicos acerca de um ensino de Químia mais autônomo e significativo, proporcionando a usabilidade de aplicativos educativos com fins pedagógicos no processo de inclusão e abstração dos educandos. Diante dessa conjuntura, objetivamos desenvolver e avaliar a usabilidade do aplicativo TabLibras no ensino de elementos químicos da Tabela Periódica, junto à comunidade surda, professores de Química, tradutor e intérpretes de Libras e ouvinte. Desse modo, buscamos atender ao referido objetivo, constituíndo a seguinte pergunta norteadora: Como a utilização de uma tecnologia assistiva digital, por meio de aplicativo móvel desenvolvido (TabLibras), pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de elementos químicas da Tabela Periódica à estudante surdos, ouvintes, professores de Química e intérpretes de libras, na perspectiva de Educação Inclusiva? De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimento inicial o mapeamento investigativo e análise de dados da produção científicas no Google Acadêmico, SciELO, CAPES, BDTD, bem como nos aplicativos na loja Google Play Store que relacionassem as TD e TAD no Ensino de Química para surdos no período de 2017 a 2021, época de grande obus tecnológico. Em face disso, desenvovemos um aplicativo móvel com animação de um avatar humanoide, “Liah”, aplicada no programa Blender para uso na plataforma Android, por meio da IDE Android Studio com a Linguagem Kotlin, com exibição da interpretação de elementos químicos em Libras. Soma-se ainda a isso, a realização de entrevista semiestruturada via Google Meet e aplicação de questionário online na Microsoft Forms, com uma intérprete e professora de química, com três professores de Química, três intérpretes e tradutores de Libras, um estudante surdo e outro ouvinte, ambos atuantes na Etapa de Ensino Médio na rede pública dos municípios de Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Nova Olímpia e Tangará da Serra – MT. Além disso, realizamos sequencialmente uma reunião presencial com um grupo externo de cinco pessoas surdas na Escola Municipal 04 de Julho, em Campo Novo do Parecis – MT. O tratamento dos dados foram realizados pelo processo de compilação das informações e as características da análise de conteúdo. A partir disso, emergiram três categorias de análises, a saber: a) Potencialidades do aplicativo Tab-Libras enquanto recurso didático-tecnológico no processo de ensino e aprendizagem de elementos químicos da Tabela Periódica; b) Aspectos significativos na aprendizagem enquanto Tecnologia Assistiva Digital na Educação Inclusiva; c) Aspectos desfavoráveis/sugestões de aprimoramento no aplicativo Tab-Libras enquanto objeto de aprendizagem para o desenvolvimento da M-Learning em sala de aula. Os resultados das análises indicaram o protótipo Tab-Libras como uma ideia inteligente, inovadora, acessível, de fácil manuseio e instalação. Nesse sentido, para proporciomar auma aprendizagem significativa dos estudantes surdos, recomenda-se que a inclusão seja pautada pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), visto que, o uso de tecnologias assistivas digitais pode torná-lo protagonista no processo de ensino e aprendizagem, podendo assim, percorrer, de forma autônoma, as múltiplas faces de aprendizagens interativas, sendo os  professores, sujeitos primordiais na inserção deste recurso tecnológico em benefício de suas aulas e do aprendizado, especialmente dos estudantes surdos, que continuam a lidar com os empecilhos pedagógicos acerca das habilidades e competências da Química.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Interno - 54623019 - CLEIDE APARECIDA FERREIRA DA SILVA GUSMAO
Externo à Instituição - MARCELO FRANCO LEAO - IFMT
Notícia cadastrada em: 15/09/2023 16:45
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