Banca de DEFESA: GILSON GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILSON GOMES
DATA : 30/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Hibrido (Unemat de Nova Mutum e Google Meet)
TÍTULO:

LAB QUÍMICA VIDRARIAS: APLICATIVO MÓVEL COM CONCEITOS DE VIDRARIAS DE LABORATÓRIO EM LIBRAS


PALAVRAS-CHAVES:

Alunos surdos. Aplicativo. Ensino de Química. Inclusão. Libras.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

O ensino de química na perspectiva de inclusão dos alunos surdos é desafiador, pois, a linguagem peculiar da química conta com carência de simbologia em Libras. Na inclusão de deficientes auditivos começa em sala de aula, com a escola assumindo o papel de integrador. Atualmente, nessa sociedade contemporânea, os aplicativos móveis e as tecnologias digitais têm impactado significativamente a forma como a informação é produzida e compartilhada de maneira instantânea. Em decorrência do avanço tecnológico, este estudo teve como objetivo desenvolver um aplicativo sobre as vidrarias de um laboratório de química para auxiliar o ensino de alunos surdos. Com o intuito de alcançar esse objetivo, optou-se por uma abordagem qualitativa, que procurou envolver os participantes na produção de dados por meio de diálogos. Dentro desse cenário, coube ao pesquisador a responsabilidade de ler, estruturar, interpretar e estabelecer interligações entre as respostas. Dessa maneira, os resultados são moldados através de análises tanto textuais quanto numéricas, espelhando o esforço intelectual investido pelo pesquisador. Para desenvolver o aplicativo foi necessário selecionar as vidrarias partindo do material estruturado (apostilas) disponibilizado aos estudantes do estado de Mato Grosso, intitulado de Novo Ensino Médio, onde são apresentados conteúdos contemplando a BNCC. Na animação da avatar Liah foi utilizado o Software Blender e Android Studio. O aplicativo construído durante essa pesquisa, apresenta os seguintes componentes: tela de apresentação, tela de abertura, apresentação da avatar Liah em Libras, lista de vidrarias em português, interpretação da Liah em Libras das vidrarias, descrição da vidraria em português, descrição da vidraria na segunda lingua do surdo (L2), além da apresentação dos botões de navegação totalmente intuitiva para o melhor aprendizado do aluno surdo. Em adição, o aplicativo apresenta potencialidade para auxiliar o processo do ensino de química para alunos surdos, visto que a utilização de diferentes recursos pode favorecer a participação e o interesse dos estudantes nas atividades propostas. Contudo, cabe ao professor regente explorar essa ferramenta em benefício de suas aulas e do aprendizado, principalmente dos alunos surdos, que enfrentam grandes barreiras no processo de ensino-aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externo ao Programa - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Externo à Instituição - 815.903.421-00 - IVANI SOUZA MELLO - NÃO INFORMADO
Notícia cadastrada em: 15/09/2023 16:42
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1