Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA LUCIA STRIEDER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANGELA LUCIA STRIEDER
DATA : 22/09/2023
HORA: 08:00
LOCAL: UNEMAT-https://meet.google.com/ifc-fznq-fkk
TÍTULO:

TABELA PERIÓDICA INTERATIVA NO SCRATCH: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA DE PROPRIEDADES PERIÓDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Interdisciplinaridade. Matemática. Química. Scratch. Propriedades periódicas


PÁGINAS: 167
RESUMO:

No contexto do ensino de ciências, especificamente nos temas que abordam química e os fundamentos matemáticos aplicados a essa área, enfrentamos desafios consideráveis. Além disso, não é mais possível separar a educação do ambiente permeado por tecnologias digitais em que o aluno está inserido, ou seja, é cada vez mais necessário o uso de recursos tecnológicos no ensino. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi compreender as contribuições do uso software Scratch no ensino de ciências do 9° ano do Ensino Fundamental por meio da construção da tabela periódica interativa e conceitos inter-relacionados de Química e Matemática. A referida pesquisa foi desenvolvida com treze alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor João Batista, de Tangará da Serra-MT. Esta pesquisa buscou responder à seguinte questão que norteou a construção deste trabalho: Como o uso da construção da tabela periódica interativa no Scratch permite a mediação do ensino do cálculo da massa atômica, no ensino de Química no 9 ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Professor João Batista no município de Tangará da Serra, em Mato Grosso? Com base nesse questionamento, foi construída e executada uma sequência didática investigativa em encontros presenciais, na qual os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as contribuições do uso do software Scratch no ensino de ciências do 9° ano do Ensino Fundamental, por meio da construção da tabela periódica interativa e conceitos inter-relacionados de Química e Matemática. Essa sequência didática integrou o ensino de Química e propriedades periódicas de forma interdisciplinar, contextualizada e tecnológica, utilizando o software Scratch para a construção da tabela periódica interativa. Durante a realização da sequência didática os alunos foram incentivados a investigar e compreender as relações entre os elementos químicos, suas propriedades e suas posições na tabela periódica, por meio da programação e interação com o software. O método indutivo foi utilizado nas análises dos dados, emergindo três categorias: 1) Utilização de tecnologias digitais e software de programação; 2) Software Scratch e tabela periódica interativa; e 3) Massa Atômica: uma Perspectiva Interdisciplinar. Os resultados indicaram que a incorporação de tecnologias digitais e software de programação foi bem aceita pelos alunos despertando interesse pelo conteúdo.  Além disso, a infraestrutura escolar foi considerada satisfatória com o uso de Chromebook para a realização da pesquisa. A construção da tabela periódica interativa usando o Software Scratch apresentou desafios iniciais, na compreensão dos comandos, mas superaram com o envolvimento, a prática e a colaboração entre eles aprimorando suas habilidades de programação e mostrando que o Scratch pode ser uma abordagem envolvente e motivadora, incentivando a criatividade, autonomia, integrando conceitos de química, permitindo uma troca de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades essenciais.  A abordagem interdisciplinar entre Química e Matemática, utilizando a tabela periódica interativa construída no Software Scratch pelos alunos foi eficaz no ensino da massa atômica. Por fim, a utilização do Software Scratch no ensino de Química mostrou-se um importante recurso, permitindo uma abordagem interdisciplinar e tecnológica que favorece tanto o contexto escolar quanto a compreensão de conceitos importantes na área de Química e Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Interno - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externo à Instituição - RONALDO BARROS RIPARDO - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 08:31
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1