Banca de DEFESA: RODRIGO DA SILVA FERRAZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO DA SILVA FERRAZ
DATA : 26/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT-meet.google.com/ews-sztv-rit
TÍTULO:

ENSINO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO BASEADO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM O USO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Química, PHeT-Interactive Simulations, Equilíbrio Químico, ODA

 


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) estão presentes no contexto educacional, modificando a forma como o conhecimento é construído e transmitido. O ODA é uma importantes recursos para auxiliar os alunos na compreensão de conceitos e fórmulas químicas, de assuntos como o Equilíbrio Químico. O Equilíbrio Químico é um tema fundamental no ensino de Química, que envolve a compreensão da relação entre as concentrações dos reagentes e dos produtos em uma reação química. Os ODAs aliados ao Ensino por investigação podem permitir melhorias no ensino, suprindo a falta de laboratórios de Química em algumas escolas. Visto que a Química é uma ciência visual e experimental, como o uso de ODA associado ao Ensino por Investigação com sequência didática pode contribuir nos processos de ensino do conteúdo de Equilíbrio Químico: Equilíbrio iônico da água? O objetivo deste trabalho foi compreender as contribuições dos ODA no ensino de Equilíbrio Químico usando a metodologia do ensino por investigação. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo, com o uso de Roteiro de Entrevista Semiestruturada, roda de conversa e observação. O contexto de produção de dados teve como lócus a “Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo” situado no município de Jauru-MT. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 2° ano do Ensino Médio, turno matutino, de 20 alunos, com participação por adesão voluntária, por meio de convite à turma. Uma Sequência Didática foi elaborada, com o tema “Equilíbrio Químico: Equilíbrio Iônico em sistemas aquosos”. Foram necessárias 30 horas para realização de todas atividades com os alunos, incluindo o planejamento, onde tinha uma Sequência Didática e um Roteiro de Entrevista Semiestruturada. Os instrumentos de coleta de dados foi o Roteiro de Entrevista Semiestruturada com perguntas abertas e fechadas, a roda de conversa e anotações sobre o uso dos ODA no Ensino de Equilíbrio Químico, durante as atividades realizadas. Para análise desses dados foi utilizado o método indutivo. No método indutivo, as categorias são construídas a partir das unidades de análise extraídas do conjunto de dados, onde o pesquisador compara e contrasta constantemente essas unidades de análise, organizando conjuntos de elementos semelhantes com base em seu conhecimento prévio. Esse processo de análise indutiva parte de exemplos específicos para chegar a conclusões mais amplas, resultando nas chamadas categorias emergentes. Os resultados mostraram que o uso de ODA, durante as aulas de Química, por intermédio do Ensino por Investigação proporcionou contribuição no ensino do Equilíbrio Químico, onde utilizaram o ODA “Escala de pH básico” e “Escala de pH”, para visualizar o pH das substâncias exploradas no simulador, que através da Sequência Didática , conseguiram executar as atividades, e deram feedback positivo sobre esses ODA, melhorando o interesse, o aprendizado, interação entre alunos, e especialmente a compreensão do conteúdo de Equilíbrio Químico, conforme observado no Roteiro de Entrevista. A aula prática investigativa onde envolveu aula prática com extrato de repolho roxo, indicador natural de ácido-base, misturando-se com outras substâncias, proporcionou aos alunos a realizar uma atividade experimental, promovendo interação entre eles, após misturarem  cerca de 9 substâncias com o extrato, obtiveram cores diferentes, onde cada cor indica o pH da substância, do ácido ao básico, eles organizaram esses recipientes e fizeram um relatório, onde registraram com seus celulares as misturas e inseriram a foto no ODA “pH Testing”, para obter o valor aproximado do pH, o feedback deles foram positivo onde mais uma vez conseguiram compreender o pH das substâncias que é um conteúdo do Equilíbrio Químico. Assim, os ODA promoveram a visualização dos conceitos de Equilíbrio Químico, permitindo a simulação, através de atividades investigativas. Portanto, os resultados mostram que os ODA podem ser aliados no Ensino por Investigação podem trazer efetiva contribuição no ensino de Equilíbrio Químico, atraindo a atenção dos alunos e tornando o ensino mais dinâmico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Interno - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Externo à Instituição - THIAGO BEIRIGO LOPES - IFMT
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 08:30
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