Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINNE MICHELLI SILVA IOCCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINNE MICHELLI SILVA IOCCA
DATA : 20/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: PPGECM
TÍTULO:

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TEA: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SINOP/MT


PALAVRAS-CHAVES:

: Autismo; Educação Inclusiva; Docência


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A presente pesquisa decorreu do seguinte questionamento: Quais as percepções dos professores de sala de aula inclusiva, quanto às estratégias pedagógicas dos componentes curriculares de Ciências e Matemática, que podem contribuir no processo prático de ensino e aprendizagem, dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Ensino Fundamental? Objetivando conhecer os impasses e desafios, dos professores, na prática do ensino de Ciências e Matemática para alunos da Educação Básica com TEA e responder à questão norteadora, a pesquisa foi estruturada por meio da abordagem qualitativa, inicialmente através da análise de documentos públicos (decretos, leis, normativas, etc.) aliado a revisão de literatura sobre a temática, em seguida, foi realizado o levantamento diagnóstico por intermédio do questionário online na Plataforma do Google Forms, para captar e analisar as percepções dos participantes, quanto ao ensino de alunos com TEA, as dificuldades na prática com estes alunos, bem como as estratégias didáticas e suas aplicações em sala. Os participantes são docentes que atuam com as componentes curriculares de Ciências e Matemática, em sala de aula regular e de atendimento especializado, para alunos com TEA na Educação Básica de redes de ensino pública e privada. Para análise dos dados produzidos, utilizou-se a modalidade temática, realizando inferências e interpretação dos dados obtidos, através das etapas: triagem, registro, organização, exploração do material e tratamento dos dados. A pesquisa, pode auxiliar na compreensão do processo de ensino do aluno com TEA e no preparo dos professores que experenciam uma sala de aula inclusiva, de modo a evidenciar as necessidades e desafios durante as práticas de Ciências e Matemática desenvolvidas em sala de aula regular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Externo à Instituição - EDNA LOPES HARDOIM - UFMT
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 08:29
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1