Banca de QUALIFICAÇÃO: CÉLIA APARECIDA DIAS FERREIRA LOUZADA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÉLIA APARECIDA DIAS FERREIRA LOUZADA
DATA : 19/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA GEPEME - UNEMAT - CAMPUS II BARRA DO BUGRES (ONLINE)
TÍTULO:

TABUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Tabuada. Práticas Pedagógica. Anos Iniciais. Formação Continuada Online. Pesquisa-Formação.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Na presente pesquisa objetivamos investigar as práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática do 2º ao 5º ano do ensino fundamental em relação ao uso da tabuada nos processos de ensinar e aprender Matemática. Considerando que o ensino de matemática necessita passar por reflexões e transformações no contexto da prática docente dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas é que constituímos a questão norteadora da pesquisa: Quais são as práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental em relação a utilização da tabuada nas aulas de Matemática? Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa na modalidade Pesquisa-Formação para descrever, analisar e interpretar as respostas de professores participantes de um curso de extensão online realizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática nas Escolas - GEPEME/UNEMAT no mês de maio de 2023 com carga horária de 60 horas. Todas informações estão disponíveis em: https://matematicanaescola.com/tabuada/. Para coletar os dados, utilizamos dois Questionários online, sendo o Questionário 1 disponível em:  https://forms.gle/HB1tooe3o1S7ALyX9 respondido por 128 professores participantes, e o Questionário 2 disponível em: https://forms.gle/D8wu3vnbtkq3Wex79 respondido por 106 professores participantes. Participaram do Curso de Extensão Professores que ensinam Matemática de 15 estados do Brasil Para analisar os dados, recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionará a configuração de Categorias de Análise, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa. Ressaltamos que a finalização da interpretação das Categorias de Análise e as considerações finais serão explicitadas no corpo da presente dissertação, após o Exame de Qualificação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 451.121.500-68 - MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN - UNEMAT
Externo à Instituição - GLADYS DENISE WIELEWSKI - UFMT
Notícia cadastrada em: 28/07/2023 10:38
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