Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCINÉIA DE SOUZA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCINÉIA DE SOUZA GOMES
DATA : 19/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: SALA GEPEME - UNEMAT - CAMPUS II BARRA DO BUGRES (ONLINE)
TÍTULO:

PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática. Alfabetização. Formação Continuada Online. Pesquisa-Formação.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Na presente pesquisa objetivamos Investigar os processos de elaboração e implementação de projetos de Modelagem Matemática na prática pedagógica de professores que ensinam Matemática na fase de alfabetização (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental participantes de um curso de formação continuada online. Buscando atender ao referido objetivo, constituímos a seguinte questão norteadora: Quais são as possibilidades didático-pedagógicas de um curso de formação continuada online para a elaboração e Implementação de Projetos de Modelagem Matemática na Prática de professores que ensinam Matemática na fase de Alfabetização (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental?  Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa na modalidade Pesquisa-Formação para descrever, analisar e interpretar as respostas de professores participantes de um curso de extensão online intitulado: Modelagem Matemática na Fase de Alfabetização realizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática nas Escolas - GEPEME/UNEMAT no mês de maio de 2023 com carga horária de 60 horas. Para coletar os dados, utilizamos dos Questionários online, sendo o Questionário 1 disponível em:  https://forms.gle/NhfgouD8CpVu8PP5A respondido por 76 professores participantes, e o Questionário 2 disponível em: https://forms.gle/XyqNfkRC3JpV5T5m9 respondido por 48 professores participantes. Para analisar os dados, recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionará a configuração de Categorias de Análise, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa. Ressaltamos que a finalização da interpretação das Categorias de Análise e as considerações finais serão explicitadas no corpo da presente dissertação, após o Exame de Qualificação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 451.121.500-68 - MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN - UNEMAT
Externo ao Programa - 99243100 - EDIVAGNER SOUZA DOS SANTOS
Externo à Instituição - SUELI FANIZZI - UFMT
Notícia cadastrada em: 27/07/2023 10:36
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1