Banca de DEFESA: FERNANDA RAUBER ANSCHAU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA RAUBER ANSCHAU
DATA : 17/08/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matem
TÍTULO:

Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática


PALAVRAS-CHAVES:

Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática; Tecnologia Digital; Aprendizagem; Matemática.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

Nesta pesquisa, buscamos compreender as contribuições para a aprendizagem da educação financeira dos estudantes, no processo de produção de vídeos com tecnologia digital, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Para tanto optamos por produzir vídeos digitais, com os estudantes da turma do 1º ano “B”, de uma escola da rede pública de educação, localizada em Campo Novo do Parecis - MT. A pergunta que direciona esta pesquisa é: como o processo de produção de vídeos, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, pode contribuir para a aprendizagem da educação financeira dos estudantes envolvidos? O contexto de produção de dados é o processo de produção de vídeos digitais matemáticos, por estudantes do Ensino Médio, com o uso de tecnologia digital e a participação desses vídeos no VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. A fundamentação teórica é baseada nas pesquisas que se apoiam na produção de vídeos, quais sejam: Teoria da Atividade; Construto Seres-Humanos-Com-Mídias e Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias. Este trabalho adotou a metodologia qualitativa, a qual nos oportunizou compreender o processo de produção de dados e perceber a produção Matemática e de conhecimento ao estudante envolvido. Para a produção de dados, utilizamos notas de campo, questionário, grupo focal e observação participante. Na análise de dados, utilizamos os miniciclones de transformações expansivas. A turma produziu quatro vídeos, os quais foram analisados nesta pesquisa. O processo de produção de vídeos contribuiu com a aprendizagem quando os grupos constituíram o seu sistema, que revelou diferenças em relação ao que foi planejado, ocorrendo uma mudança nas regras que eram usuais. Ademais, ao utilizar distintas tecnologias na produção, sendo algumas desconhecidas até então, foi possível apreender algo novo. Os alunos foram os sujeitos epistêmicos de sua aprendizagem. Quando nos grupos 01, 03 e 04, percebemos que em diversos momentos os estudantes tiveram dúvidas e dificuldades, indo em busca de soluções, observamos a ocorrência de Miniciclone de Transformações Expansivas e os classificamos de acordo com a intensidade. Os dados indicam, que a produção dos vídeos abordando a educação financeira, possibilitou momentos de aprendizagem não vividos até então pelos estudantes; esses discentes puderam pensar a Matemática com a tecnologia digital, levando-os a compreensão dos conteúdos. Para além da aprendizagem Matemática, notamos que foi oportunizado aos estudantes a compreensão da importância do trabalho em equipe, bem como, o desenvolvimento de habilidades relacionadas è utilização da tecnologia digital. Esse projeto conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – FAPEMAT.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - MARCELO DE CARVALHO BORBA -
Notícia cadastrada em: 27/07/2023 10:32
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