Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE INÊS BAVARESCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE INÊS BAVARESCO
DATA : 27/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

NEUROCIÊNCIA: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM    


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociência, Educação, Aprendizagem, Ensino, Metanálise.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Nesta dissertação, analisamos trabalhos científicos relacionados ao tema de nossa pesquisa, buscando evidências para compreender quais estudos estão disponíveis até o momento relacionados a neurociência e educação, e quais poderiam estar sendo utilizados por professores a fim de auxiliar o ensino e aprendizagem, nas práticas pedagógicas cotidianas.  Dessa forma, o objetivo geral foi analisar e compreender como essas pesquisas podem favorecer a prática docente visando à aprendizagem. Assim, realizamos uma metanálise qualitativa, cujos dados foram tratados por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Coletamos 10 artigos, 12 dissertações e 4 teses em quatro bases eletrônicas diferentes, a saber:  Portal de Periódicos Capes; Google Acadêmico; Banco de Teses Capes e o Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações. A partir da pesquisa, emergiram três categorias, a saber: (i) Indicadores Procedentes da Neurociência para Prática Pedagógica; (ii) A Neurociência na Formação de Profissionais; e (iii) As Deliberações do Campo da Neurociência para os Contextos Educacional e de Pesquisa. Por meio da análise, podemos indicar alguns elementos: que a aproximação entre neurociência e educação com o intuito de contribuir com a aprendizagem dos estudantes depende da articulação dos indicadores para a prática pedagógica; da formação docente; e da relação dos docentes com os achados neurocientíficos e suas interações com os neurocientistas. Os resultados do estudo até o momento, mostra que os professores podem usufruir de conhecimentos disponibilizados pela neurociência a fim de potencializarem as aprendizagens dos estudantes. Além disso, as aproximações entre neurociência e educação por meio da metanálise qualitativa, oportunizaram presumir o potencial da rica conjuntura entre as áreas, pois a complementação de saberes pode agregar com a prática docente, a aprendizagem do educando. Entretanto, deve-se considerar que os conhecimentos das neurociências não são uma nova proposta de educação e nem propõe uma nova pedagogia, nem promete soluções definitivas para as dificuldades da aprendizagem,  no entanto pode colaborar para fundamentar práticas pedagógicas que já se realizam com sucesso e sugerir novas ideias para intervenções, demonstrando que as estratégias pedagógicas que respeitam a forma como o cérebro funciona tendem a ser mais eficientes conforme estudos da neurociências comprovam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Externo ao Programa - 136258002 - IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA QUINTAL DE FREITAS - UFPR
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 22:24
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